28/10/2015 16h40 - Atualizado em 28/10/2015 16h40

Nova UBS amplia cobertura à Atenção Básica na zona Norte

A unidade foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (28).
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta quarta-feira, 28, mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na zona Norte da capital, ampliando para 56% a cobertura da Atenção Primária na área. A UBS Arthur Virgílio Filho está localizada no bairro Novo Aleixo e beneficiará 24 mil habitantes.

“Na medida em que ampliamos e melhoramos a nossa capacidade de atendimento também contribuímos para desobstruir o atendimento nos hospitais de referência”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto, que entregou a nova unidade ao lado de familiares.

Ainda segundo Arthur Neto, nos próximos dias a zona Norte também será beneficiada com outra unidade – a UBS Maria Mafra – ampliando para 60% a cobertura nessa zona da cidade. “Essa é a zona que mais tem crescido na capital e, por isso, também é uma das que mais precisam da nossa atenção. Queremos chegar a um atendimento digno e humanitário. Apesar das dificuldades financeiras estamos conseguindo ampliar nossa cobertura, levando melhorias significativas para qualidade de vida da população”, garantiu o prefeito.

A UBS Arthur Virgílio Filho possui estrutura do tipo 5, com 1.503 metros quadrados de área construída. A unidade funcionará com um total de 76 profissionais, sendo cinco equipes de Estratégia de Saúde da Família, composta por cinco médicos clínicos, dois médicos pediatras, dois ginecologistas, seis enfermeiros, dois assistentes sociais, dois farmacêuticos, dois fisioterapeutas, dois cirurgiões dentistas, dois auxiliares de saúde bucal, dez assistentes em administração, dez técnicos de enfermagem e 28 agentes comunitários de saúde.

“Há pelo menos seis anos a comunidade esperava por essa unidade e é com muita alegria que respondemos ao anseio da população, com uma estrutura ampla e completa em seus serviços”, assegurou o secretário municipal da Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Na carteira de serviços da unidade estará disponível administração e dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, atividades de promoção e prevenção à saúde, atendimento de programas sociais, consultas de enfermagem em atenção primária à saúde, consultas médicas (clínico geral, pediatra e ginecologista), controle de glicemia capilar, curativos, vacinação, nebulização, retirada de pontos, serviço odontológico em atenção primária à saúde, coleta de exames laboratoriais básicos e serviço de fisioterapia.

O funcionamento da unidade será de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505