15/10/2015 15h54 - Atualizado em 15/10/2015 16h09

O requinte da mostarda dijon

Low Przybysz ensina a preparar o “Filet ao molho de mostarda Dijon”.
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Quando o assunto é mostarda, temos o costume de nos lembrarmos, automaticamente, da versão mais popular, aquela que utilizamos para fazer sanduíches e outras receitas. Porém, hoje irei falar sobre um tipo diferente, a mostarda dijon!

Trata-se de uma variação da tradicional mostarda, apresentando um sabor mais amargo, forte e marcante. A receita tem esse nome porque foi criada na cidade de Dijon (França) e é preparada com grãos de mostarda, vinagre, sal e ácido cítrico. Algumas receitas ainda podem conter ingredientes tradicionais franceses como o estragão, a pimenta verde, o mel e o cassis, adicionando diferentes sabores a este molho.

A semente de mostarda, independentemente da forma de preparo de seu molho, possui grandes benefícios! Esta semente é rica em selênio, magnésio, vitamina A, ferro, cálcio, zinco e ômega 3, além de possuir fibras alimentares em grande quantidade. Apesar de suas características benéficas, é necessário que haja cautela na hora de inserir a mostarda de Dijon nas receitas para que o sabor picante não domine o prato. A mais popular forma de usar essa receita de mostarda é utilizá-la no tempero de carnes ou peixes, principalmente se estiver combinada com azeite e polpas de tomate.

No prato de hoje vou mostrar um grande clássico no qual a mostarda vem normalmente servida.

Filet ao molho de mostarda Dijon

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Ingredientes:

1 peça de Filet

1 Mostarda Dijon

½ Cebola

Tomate cereja

½ Brócolis

1 Berinjela

½ maço de cheiro verde

5 dentes de alho

150g de Manteiga

Azeite

Sal e Pimenta a gosto

Modo de preparo:

1 – Corte o Filet em Chatobrian(corte de 4 dedos de espessura), após cortar faça uma pasta de alho amassado com sal e pimenta, passe por cima de todos os filet em ambos os lados mas sem exagero. Azeite todos os filet, cubra com sufilme e reserve.

2 – Corte o Brócolis em pedaços pequenos, de uma pré-cozida nos brócolis com um pouco de sal na água. Escorra a agua e reserve.

2 – Aqueça uma frigideira grande, adicione a manteiga e a cebola picada para refogar, corte os tomates cerejas ao meio, a berinjela em cubos e adicione tudo a frigideira juntamente com o brócolis. De uma salteada neles e adicione um pouco de sal. Tampe para que não esfrie.

3 – Aqueça uma frigideira e coloque os filet para selar a carne, deixe mais ou menos 5 minutos de cada lado até selar.
4 – Em uma panela pequena coloque a mostarda Dijon e de uma leve aquecida. Monte o Prato e despeja por cima dos Filet e finalize com cheiro verde picado.

Dica do Low: Se quiser um sabor mais ameno, após aquecer a mostarda, adicione creme de leite assim irá render mais e suavizar o sabor.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505