09/10/2015 15h09 - Atualizado em 9/10/2015 15h09

Polícia Civil oferece serviços gratuitos em comemoração ao Outubro Rosa

As ações ocorrerão entre os dias 19 e 23.
Foto: Divulgação PC
Foto: Divulgação PC

A Polícia Civil do Amazonas promove, em alusão ao Outubro Rosa, duas atividades distintas em que serão oferecidos diversos serviços ao público. Entre os dias 19 e 23, deste mês, na sede da Delegacia Geral vai acontecer a 10ª Semana da Saúde e nos dias 22 e 23, no anexo da Delegacia Especializada em Crimes Contra Mulher, vários serviços serão disponibilizados gratuitamente à população.

A 10ª Semana da Saúde é uma atividade voltada para os servidores da instituição. O evento acontecerá na Avenida Pedro Teixeira, n° 180, bairro Dom Pedro, na Zona Oeste, sob a coordenação do Diretor de Departamento de Controle e Avaliação (DCA), delegado Paulo Sampaio.

De acordo com Sampaio, no pátio da Delegacia Geral, os funcionários da instituição e familiares poderão realizar gratuitamente, de 8h até 12h, serviços como: Consulta médica; aferição de pressão arterial; teste de glicemia (teste da ponta do dedo para medir níveis de açúcar no sangue) e vacinação.

“Na ocasião, um ônibus da Fundação de Medicina Tropical (FMT), com uma equipe especializada em doenças sexualmente transmissíveis, também vai realizar, testes rápidos de HIV, hepatite dos tipos A e C e sífilis. Esses serviços terão fichas limitadas e serão oferecidos no período de 8h até 11h30”, informou o delgado.

O evento também contará com a participação do programa de saúde “Carreta da Mulher”. A unidade móvel vai estar disponível de 8h às 12h e de 13h às 16h, no estacionamento da Delegacia Geral, com os serviços como: exames de ultrassom da mama; ultrassom das glândulas tireoide e do abdômen, além de exames de mamografia e transvaginal, que poderão ser feitos pelas servidoras, sem que elas precisem se deslocar a uma unidade de saúde.

As fichas para os atendimentos realizados na Carreta da Mulher serão distribuída a partir de 8h. A quantidade de exames que a unidade móvel vai realizar na Semana da Saúde, da Polícia Civil também é limitada.

Os serviços serão prestados na área externa da unidade policial, situada na Rua Santa Ana, s/n, no bairro Cidade de Deus, zona Norte, no período de 8h às 17h, nos dias 22 e 23 deste mês, sob a coordenação da delegada titular, Debora Mafra.

“A ação social visa comemorar o Outubro Rosa, mas aproveitaremos a data para celebrar também o primeiro ano de atividades desta unidade policial”, declarou. Conforme a delegada, durante os dois dias serão oferecidos diversos serviços prestados pela Defensoria Pública, pela Justiça Itinerante e pela “Carreta da Mulher”.

Outros serviços, como corte de cabelo e manicure, também serão oferecidos gratuitamente.

Debora explica que a Defensoria Pública e a Justiça Itinerante, farão atendimentos até 14h. Entretanto, serviços como expedição de documentos serão realizados até 17h.

A autoridade policial destaca ainda os tipos de serviços que serão oferecidos pela Defensoria Pública e pela Justiça Itinerante. Dentre eles estão: Resolução de causas, cujo valor não exceda 20 salários mínimos; disputa de guarda dos filhos; reconhecimento voluntário de paternidade; não cumprimento de contrato de locação de imóvel; divórcio amigável; pagamento de pensão alimentícia; cobranças de aluguel, de títulos e de dívidas em geral; entre outras ações civis e criminais.

“Nesses dias, todos os serviços serão oferecidos a toda a população, mas o foco principal são as mulheres”, comentou a delegada.

Comemorada mundialmente, a campanha Outubro Rosa, é um movimento popular criado para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer. A cor Rosa simboliza a luta contra o câncer de mama.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505