15/10/2015 16h16 - Atualizado em 15/10/2015 16h16

Prefeitura ampliará serviços da Fundação Doutor Thomas e do Parque do Idoso

Fundação passará por melhorias na cozinha, refeitório e lavanderia.
Foto: Semcom
Foto: Semcom

A Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, está sendo reformada pela Prefeitura de Manaus e ganhará 19 novos leitos após a conclusão das obras. A reforma, executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), contempla ainda melhorias na cozinha, no refeitório, na lavanderia e nos cinco pavilhões que abrigam os idosos.

Nesta quinta-feira, 15, o prefeito Arthur Virgílio Neto fiscalizou o andamento dos serviços e disse que a expectativa é que a reforma zere a lista de espera para novos internos na Fundação. “Eram leitos precários, com cobertura de madeira, e a obra estava interditada há mais de três anos. Agora estamos retomando os serviços com mais qualidade e com adequações para dar dignidade aos idosos que vêm para cá”, destacou.

De acordo com o subsecretário de Obras Públicas da Seminf, Antônio Nelson, a reforma vai resgatar dois pavilhões que estavam desativados. “Esses pavilhões serão adaptados e transformados em novos apartamentos. Com isso teremos capacidade para receber mais idosos”, destacou.

A FDT possui cinco pavilhões em funcionamento, sendo três masculinos e dois femininos. Segundo a diretora-presidente da FDT, Martha Cruz, 109 idosos residem na instituição e estão divididos em grau de dependência, sendo: 30 idosos independentes que podem sair e voltar da FDT, 25 de média dependência e 54 de alta dependência.

A reforma contempla a troca do piso, dos telhados e melhorias nos banheiros. “Essas mudanças são primordiais para a segurança dos idosos. Serão instaladas, ainda, rampas, corrimão e piso adaptado que focam nas necessidades e no conforto dos nossos idosos”, explica a diretora.
Faz parte da reforma, ainda, a construção de um necrotério. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) já foi concluída e passa a integrar o pacote de melhorias levadas para ao espaço.

Parque do Idoso

As obras de ampliação também chegam ao Parque Municipal do Idoso (PMI) onde os residentes da FDT participam frequentemente de atividades. A academia e aparelhos do espaço estão sendo reformados. O local ganhará cobertura e cinco novas salas também serão construídas. Duas delas já possuem finalidades. Em uma será instalada uma academia para musculação e a outra será destinada à prática de pilates. As outras três serão utilizadas para a realização de atividades recreativas, culturais e laborativas que vão atender as necessidades dos idosos.

“Quando soube que a academia iria ganhar cobertura fiquei muito feliz. Nosso clima é muito quente e agora vou poder fazer todos os exercícios importantes para a minha saúde”, comemorou a aposentada Jorgina Parente, de 78 anos.

Todas as obras executadas na academia são provenientes de emenda parlamentar. A reforma dos aparelhos, pisos e cobertura é de autoria do atual secretário de Administração, Planejamento e Gestão, Gilmar Nascimento, quando vereador e do vereador Luis Neto (PSDC). Já a ampliação das salas vem de emenda parlamentar do atual secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Sildomar Abtibol, também quando vereador.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505