16/10/2015 12h51 - Atualizado em 16/10/2015 12h51

Prefeitura começa a pré-campanha de prevenção ao câncer bucal neste sábado (17)

Neste dia, UBSs e policlínicas estarão abertas, das 8h às 12h.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Manaus vai começar neste sábado, 17, as ações de pré-campanha de prevenção ao câncer bucal. Nesse dia, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e policlínicas da rede municipal, que normalmente funcionam de segunda a sexta-feira, estarão abertas, das 8h às 12h, para atender pessoas interessadas em realizar o exame clínico para avaliação de lesões que possam indicar o câncer bucal. Também serão realizadas atividades educativas para prevenção à doença.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que a decisão de abrir as unidades de saúde em um sábado é uma forma de ampliar o acesso da população ao exame clínico para detecção do câncer bucal. “Dez UBSs da rede municipal já funcionam de forma rotineira aos sábados pela manhã fazendo o atendimento em saúde de forma geral. A mobilização do sábado, 17, visa reforçar as ações de busca ativa por pacientes que possam apresentar alguma lesão suspeita na boca e que queiram ser examinados por um cirurgião-dentista”, destaca.

O principal sintoma do câncer bucal é o aparecimento de feridas na boca, que não doem e não têm tendência à cicatrização. Podem se apresentar com alteração de cor (manchas brancas, vermelhas e/ou pretas) e aumento de volume (caroços, carnes crescidas e/ou bolinhas). Se diagnosticado no começo e tratado de maneira adequada, há cura na maioria dos casos.

As ações de prevenção continuarão a ser reforçadas na rede municipal de saúde até o dia 31 de outubro, com a realização de atividades educativas e a busca ativa de pacientes entre grupos de pessoas considerados prioritários, incluindo idosos, tabagistas, alcoólatras e pessoas com baixa imunidade, como portadores do vírus HIV ou com tuberculose. A exposição solar também é considerada um fator de risco e por isso algumas UBSs irão fazer a busca ativa entre trabalhadores agrícolas, garis e trabalhadores de construção civil.

No período de 25 a 31 de outubro de 2015, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ainda irá executar as ações da Semana de Prevenção, Orientação e Combate ao Câncer Bucal, data instituída pela Lei Nº 1.866, de 13 de maio de 2014. De acordo com a gerente de Saúde Bucal da Semsa, Nara Esquivel Santana, durante a campanha do ano passado foram realizadas 186 atividades educativas e 2.415 exames bucais. Dos pacientes examinados, foram identificadas 137 lesões bucais com potencialidade para o câncer bucal, sendo então encaminhados aos quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) Sul, Norte, Leste e Oeste, para confirmação do diagnóstico através de exames de biópsia.

Em 2014, os quatro CEOs da rede municipal e o CEO da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizaram um total de 40 biopsias de lesões bucais. De janeiro até o mês de agosto deste ano outras 33 biopsias já foram realizadas. Dessas 73 biopsias, nove casos foram confirmados como câncer bucal pelo exame histopatológico realizado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e encaminhados a FCecon (Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas) para a realização do tratamento.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505