06/10/2015 11h44 - Atualizado em 6/10/2015 14h07

Prefeitura oferece jogos ambientais e recreação, na Semana da Criança

A intenção é envolver a garotada em atividades de caráter ambiental.
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), elaborou uma programação especial para comemorar o Dia da Criança nos parques urbanos e unidades de conservação municipais. A intenção é envolver a garotada em atividades de caráter ambiental, estimulando assim a cidadania e o engajamento nas causas da conservação e da preservação. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e da Moto Honda da Amazônia.

Serão realizados jogos ambientais e recreativos, atividades de educação ambiental e físicas junto à natureza, música, plantio e a distribuição de mudas durante cinco dias da Semana da Criança. A programação terá início na sexta-feira, 9/10, das 7h30 às 10h, e será aberta pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, no Parque Municipal Nascentes do Mindu, na Cidade de Deus, zona Leste, reunindo a garotada que reside nas comunidades do entorno da unidade.

No sábado, 10, no mesmo horário, a programação acontecerá no Parque Municipal do Mindu, no Parque Dez, com a participação do grupo Garis da Alegria, do Grupo Escoteiro Padre Liberman e do Grupo de Atividades Físicas da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), com os idosos e os seus netos. À tarde, das 17h às 20h, no Parque Ponte dos Bilhares, haverá a apresentação dos Garis da Alegria, do projeto Cine Pipoca, na Biblioteca do Sesi, jogos multimídia e leitura no mesmo espaço, além de pintura facial e recreação.

No dia 12, Dia da Criança, as atividades acontecerão no Espaço Verde Campo Dourado, no Loteamento Campo Dourado, a partir das 17h, com jogos ambientais e atividades físicas. Nos dias 13 e 14 serão oferecidas oficinas de pintura, dentro do Programa Uniambiente, no Espaço Ecam da Cidadania Ambiental, no Uai Shopping São José. As oficinas serão destinadas a crianças previamente cadastradas pela equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, residentes nas proximidades.

A estimativa é de que mais de 300 crianças participem das atividades ao longo da semana. “Tivemos a preocupação de cadastrar previamente crianças residentes no entorno das unidades e que irão participar das atividades, como forma de buscar um maior envolvimento da comunidade, mas a programação será aberta a quem quiser participar”, afirmou o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo. Para o secretário Itamar de Oliveira Mar, promover a integração da população com as unidades de conservação municipais já é uma marca registrada desta gestão, aproveitando inclusive as datas comemorativas para sensibilizar a coletividade em relação ao meio ambiente.

“Durante a Semana da Criança, a intenção é promover a sensibilização ambiental da garotada residente no entorno das unidades geridas pela Semmas, partindo do princípio de que é direito de todos, principalmente das crianças, um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Para isso, precisamos defender e preservar os nossos recursos naturais”, afirmou Raimundo Araújo, destacando a importância da educação ambiental para as crianças, que são as “sementes do futuro”. A programação conta com o apoio do Departamento de Arborização e Paisagismo da Semmas e contará com a equipe da Gerência de Educação Ambiental da Moto Honda.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505