19/10/2015 10h48 - Atualizado em 20/10/2015 14h55

TRE-AM registra 500 mil eleitores recadastrados

Eleitores de Manaus só poderão votar biometricamente nas eleições de 2016.
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) registrou na última semana o recadastramento biométrico de meio milhão de eleitores, ou seja 500 atendimentos.

Vale lembrar que a cidade de Manaus não estava no roteiro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o recadastramento biométrico. Ocorre que, dada as peculiaridades da região, a presidente do órgão Socorro Guedes solicitou algumas audiências com o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli.

Nas oportunidades que teve, pediu ao ministro que olhasse com um pouco mais de carinho para a nossa região. A partir de então, Manaus não só foi incluída entre as capitais que deveriam fazer a biometria, como também foi autorizada a liberação de recursos financeiros da ordem de R$ 2,4 milhões.

Mas isso não foi o suficiente. Motivada pelo desejo de ver a mais importante capital do Norte coberta pela biometria para as Eleições Municipais de 2016, a desembargadora Socorro Guedes tomou a iniciativa de firmar diversas parcerias, dentre elas, com o governo do Estado, com a Federação das Indústrias, com o Poder Legislativo municipal, bem como com empresas privadas, num esforço conjunto para alcançar a meta e ampliar o atendimento à população, com a instalação de postos descentralizados. Honrando seus compromissos com a população de Manaus, este Tribunal, além da própria sede, já conta com outros 10 postos em funcionamento, espalhados pelas mais diversas regiões da cidade. Hoje estão em funcionamento aqui em Manaus postos de atendimento localizados no(a):

CATE A – Fórum Eleitoral
CATE B – também localizado no Fórum Eleitoral, ambos no Aleixo, Zona Sul;
PAC do shopping Cidade Leste, Zona Leste;
PAC do Shopping Via Norte, Zona Norte;
Tribunal de Justiça;
Clube do Trabalhador (SESI),
Secretaria Municipal de Educação (SEMED),
Balneário do SESC;
Universidade Nilton Lins,
Arena da Amazônia.

O TRE-AM também está realizando tratativas com outros órgãos do Poder Público. “O Comando Militar da Amazônia e o Tribunal de Contas do Estado estão entre as instituições que irão disponibilizar espaço e mão de obra para acelerar ainda mais a biometria em Manaus, fazendo assim com que passemos de 7 mil atendimentos/dia para algo em torno de 8 mil”, frisou a desembargadora.

Com relação aos municípios do interior, apenas dois municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), Careiro Castanho e Autazes terão o cadastro concluído. Careiro conta, atualmente, com 21.365 eleitores, dos quais mais de 50% estão localizados na zona rural. Foram instalados no cartório daquela zona 10 kits biométricos com capacidade para atender, 400 pessoas/dia, de tal forma que todo o eleitorado daquela zona seja recadastrado até final de janeiro de 2016.

No dia 22 de outubro haverá uma solenidade em Autazes (35ª Zona Eleitoral) que marcará o início da biometria na cidade. No Cartório Eleitoral daquela zona também serão instalados 10 kits, com a mesma capacidade de atendimento (em torno de 400 pessoas/dia), o que permitirá atender seus 22.831 eleitores dentro de um prazo razoável.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505