23/11/2015 15h05 - Atualizado em 23/11/2015 15h05

Aleam vai homenagear os 45 anos do Curso de Jornalismo da Ufam

A homenagem acontece nesta terça-feira (24).
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) será homenageado pelos 45 anos de existência, considerado pioneiro no ensino da área da comunicação social na Amazônia. A Sessão Especial foi proposta pelo deputado José Ricardo Wendling (PT) e pela deputada Alessandra Campêlo (PCdoB).

Para José Ricardo, comemorar quase meio século do curso de jornalismo da Ufam é celebrar a conquista do direito à liberdade de expressão desta atividade intelectual e de comunicação, sem o receio de prévia censura ou licença. “O curso de ensino superior em jornalismo tem um papel de suma importância na formação dos profissionais de comunicação. Por meio dele, os futuros jornalistas serão capacitados para extrair e transmitir a verdade das informações à sociedade. A população só ganha com qualificação destes comunicadores, e nada mais justo que homenagear os 45 anos do curso da Ufam”, expôs.

A criação foi fruto da regulamentação da profissão de jornalista no Brasil, que passava a exigir diploma de nível superior para o exercício do jornalismo e das consequentes gestões do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJPAM), junto a então Universidade do Amazonas (UA), por uma formação de nível superior específica para a área.

Em 1984, com a implantação de um novo currículo, o curso de Jornalismo estabeleceu como meta a qualificação do corpo docente, por meio da pós-graduação (mestrado e doutorado). Hoje, com seis doutores, dois mestres e três especialistas, como resultado dessa decisão estratégica de investir na titulação dos seus professores. Na mesma década, o curso foi um dos pioneiros na execução de projetos de extensão na Ufam, desenvolvendo atividades na capital e nos municípios de Coari, Parintins e Humaitá.

Atualmente, o Curso de Jornalismo tem sido marcado pela consolidação das atividades de pesquisa, ensino e extensão, tendo como base a experiência de produção acadêmica dos professores e dos alunos nas disciplinas de Projetos Experimentais, Metodologia da pesquisa em Comunicação Social, Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa de Educação Tutorial (PET), Programas e Projetos de Extensão e Grupos de Pesquisa.

Foram convidados para participar da homenagem, dentre outros órgãos e entidades: Sindicato dos Jornalistas do Estado do Amazonas,Faculdade Martha Falcão, Centro Universitário do Norte (UniNorte), Faculdade Boas Novas, Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura Municipal de Manaus, além dos coordenadores, professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Ufam.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505