16/11/2015 10h44 - Atualizado em 4/12/2015 16h34

Após audiência pública, deputada cobra políticas públicas para mulheres e idosos de Manacapuru

Questões como a precariedade dos ramais e atraso na obra do novo hospital da cidade foram discutidas.
Foto: ALE-AM
Foto: ALE-AM

Os moradores de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus) clamam por mais políticas públicas para mulheres e pessoas idosas. Esse foi a tônica da audiência pública que a Comissão da Mulher da Mulher, das Famílias e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou no município na última sexta-feira, 13 de novembro.

De acordo com a deputada Alessandra Campêlo, presidente da Comissão da Mulher, o balanço do encontro foi extremamente positivo.

“As reivindicações são parecidas com as de outros municípios que visitamos. Os moradores reclamaram da ausência do projeto Vidativa (idosos), falaram da dificuldade de garantia de gratuidade no transporte intermunicipal…A violência contra a mulher também foi pauta, assim como a demora nos resultados dos exames de mamografia e o aumento de consumo de drogas foi outro tema levantado e que preocupa os moradores e moradoras de Manacapuru”, comentou a vice-líder da oposição na Casa.

Além de temas específicos da comissão, também foram levantadas questões como a precariedade dos ramais, o atraso na obra do novo hospital da cidade. Grupos de idosos denunciaram a dificuldade para conseguir a concessão de aposentaria. Todas as demandas apresentadas na Câmara Municipal de Manacapuru serão transformadas em requerimentos e indicações ao Governo do Estado. Órgãos federais também serão acionados.

“Dessa reunião vão surgir outros desdobramentos. Vamos realizar visitas e reuniões no Ministério Público Federal e no Ministério Público Estadual, vamos procurar o Ministério da Educação através da Delegacia do MEC, vamos procurar a Justiça Federal e o INSS para saber sobre a questão da demora nos processos de aposentadoria dos idosos. De uma forma geral, essa audiência pública cumpriu o papel da Assembleia que é, não só legislar, mas também fiscalizar a execução dos serviços públicos pelo Poder Executivo”.

Composição
A Comissão da Mulher da Aleam é composta por Alessandra Campêlo (presidente), Dermilson Chagas (PDT-vice-presidente), Ricardo Nicolau (PSD-titular), Augusto Ferraz (DEM-titular), Bosco Saraiva (PSDB-titular), Platiny Soares (PV-suplente), Carlos Alberto (PRB-suplente) e David Almeida (PSD-suplente).

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505