24/11/2015 14h23 - Atualizado em 24/11/2015 14h23

Deputado cobra transparência nas contas do governo do Estado

Amazonas ocupa o penúltimo lugar no ranking de transparência das contas públicas.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A transparência nas contas públicas do governo estadual foi tema de pronunciamento do deputado José Ricardo Wendling (PT), durante o Pequeno Expediente realizado na manhã desta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O deputado disse que o Estado ocupa o penúltimo lugar no ranking de transparência das contas públicas, divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU). O município de Manaus, segundo o parlamentar, ocupa a 23ª posição no ranking das capitais.

José Ricardo declarou que a CGU é uma instituição reconhecida, que divulga periodicamente os estudos referentes à operacionalização das leis de transparência, e que esses dados apresentados pelo órgão são a prova de que não existe transparência no governo do Estado.

O parlamentar lembrou que no ano de 2013 a Aleam aprovou um Projeto de Lei (PL) que estabelecia o que deveria ser divulgado, com detalhes de gastos, regulamentando a transparência da gestão fiscal de todos os órgãos da administração direta e indireta. Porém, informou o deputado, a lei não foi promulgada porque o governador do Estado não a sancionou.

José Ricardo cobrou empenho dos demais parlamentares para mudar essa situação, inclusive pedindo apuração das denúncias feitas pelo ex-secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Gilberto de Deus, que no último dia 30 de outubro, em entrevista, apresentou denúncias de irregularidades em pagamentos de obras do Estado.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505