17/11/2015 12h03 - Atualizado em 4/12/2015 16h04

Duas escolas da rede municipal estão entre vencedores de concurso nacional

As escolas são as Aristóphanes Bezerra de Castro e Santo André.
Foto: Prefeitura de Manaus
Foto: Prefeitura de Manaus

As escolas municipais Aristóphanes Bezerra de Castro e Santo André, localizadas no bairro Cidade de Deus, zona Norte, e Tarumã-Açu, zona rural, respectivamente, fazem parte dos 19 vencedores do concurso nacional “Descobrindo a Amazônia”. O concurso se insere no Projeto de Promoção da Consciência Ambiental sobre Recursos Hídricos da Amazônia, realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Otca).

A ideia do concurso é expor as riquezas, a diversidade da fauna e flora, a transcendência fronteiriça e as possibilidades de desenvolvimento sustentável da região amazônica, por meio de alunos das escolas públicas localizadas em cidades de fronteira e de capitais da Amazônia Legal.

Para participar, a escola tinha que desenvolver atividades didáticas e produzir um vídeo com duração de três minutos, trabalhando a tema “Água: conexão entre povos e cooperação regional para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”.

Dentro desta temática foi exigido das unidades educacionais clareza e objetividade da mensagem proposta; respeito às normas da língua portuguesa; à ética e à dignidade humana em seus vídeos.

O vídeo produzido pela Escola Municipal de Santo André está disponível no https://www.youtube.com/watch?v=UVErK_e2vTo. Ele tem duração de 2 minutos e 58 segundos e apresenta as margens do rio Tarumã-Açu. A intenção foi pedir a preservação dele e todos os outros mananciais de água do planeta terra.

Segundo a gestora da unidade, Paula Beltrão, a ideia de fazer um vídeo destacando o rio Tarumã Açu surgiu a partir de um evento realizado pela escola, em outubro deste ano. Ela explicou, ainda, como a escola produziu o vídeo.

”O vídeo é resultado do puxirum cultural (evento que reuniu leitura de contos, poemas e a apresentações culturais) realizado no mês passado. Nos reunirmos para decidir que assunto poderíamos elencar. Em seguida, escolhemos um poema norteador e a partir daí começamos a construção do vídeo”, disse, ao destacar que está muito feliz e com o sentimento de dever cumprido por estar divulgando um pouco sobre a região.

Por outro lado, a Escola Municipal Aristóphanes Bezerra de Castro apresentou água como subtema em seu vídeo. Nele, mostrou a importância do líquido para o planeta, o reflexo negativo do desperdício do produto e como evitá-lo. Além disso, a produção aborda a poluição dos igarapés e como preservar os rios, nascentes e demais mananciais. O vídeo tem duração de 2 minutos e 48 segundos de exibição. Ele pode ser assistido pelo endereço https://www.youtube.com/watch?v=ZoQYjIXd27I

O autor de cada vídeo vencedor fará viagem para Brasília (DF) acompanhado do professor ou professora em data ainda a ser definida. Todos os custos ocorrerão por conta dos promotores e apoiadores da iniciativa, incluindo passagem aérea, alimentação, hospedagem e traslados terrestres.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505