26/11/2015 16h09 - Atualizado em 26/11/2015 16h09

Encontro discute indicadores de qualidade do ensino de jovens e adultos

Entre os temas debatidos estão estrutura das escolas e gestão escolar.
Foto: Cleomir Santos
Foto: Cleomir Santos

Profissionais da educação e alunos jovens e adultos do ensino noturno participaram do 10º Encontro de Diretores do Ensino Noturno (Eden), na noite de quarta-feira, 25, para discutir a qualidade nessa modalidade de ensino. O encontro foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja), e realizado no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), conjunto Vila Amazonas, zona Centro-Sul.

O encontro acontece desde 2010, duas vezes por ano e a cada encontro são debatidos temas relevantes. Para este ano, foram apresentados sete “Indicadores de Qualidade na Eja”, baseado baseados em documentos de organismo educacionais do Ministério da Educação (MEC) como a prática pedagógica; gestão escolar democrática; formação; espaço físico e escolar; ambiente educativo; sucesso escolar e avaliação.

“O Eden é um momento ímpar para a secretaria e, principalmente, para os gestores do ensino noturno, porque nele é possível colocar em evidência experiências vivenciadas pelas escolas, as ações exitosas, amostragem de resultados, além de ser um momento de integração e sociabilização de praticas pedagógicas entre as escolas que oferecem EJA”, destacou a subsecretária de Gestão Educacional, Euzenir Trajano.

O palestrante convidado para explorar a abordagem foi o chefe da Gerência de Jovens e Adultos da Semed, Weyder Bindá Afonso que explicou a importância de se trabalhar os indicadores para o ensino noturno. “Esta abordagem é relevante para trabalharmos com os indicadores de qualidade que sugerimos, para ajudar a balizar e entender quais são os sinais que mostram se a educação de Jovens e Adultos está dando certo ou não”, disse. Ele explicou, ainda, que os indicadores não estão fechados e que os gestores podem trabalhá-los de acordo com a sua realidade.

Durante o encontro houve também entrega de troféus, medalhas e certificados de missão honrosa aos alunos que participaram da Olimpíada de Matemática da EJA, das escolas vencedoras do projeto “Círculo de Leitura e Escrita na EJA” e unidades educacionais campeãs dos Jogos do Ensino Noturno (JEN) de 2015.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505