05/11/2015 14h09 - Atualizado em 5/11/2015 14h10

Indígenas pedem apoio contra extinção da Seind

Os manifestantes se reuniram na Praça do Povo, na Aleam.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nas primeiras horas desta quinta-feira (5), representantes de 24 etnias indígenas se reuniram na Praça do Povo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para protestarem contra a extinção da Secretaria dos Povos Indígenas (Seind), e pediram apoio aos parlamentares estaduais para lutarem contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 215 /2000, em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Os índios estavam pintados e dançaram em frente ao Parlamento Estadual e também seguravam cartazes com suas reivindicações. Eles demonstravam seu descontentamento com a extinção da Seind, que ocorreu após a segunda reforma administrativa realizada pelo governador José Melo (PROS), que afirmou ser necessário diminuir os gastos da máquina pública. Os indígenas tem esperança de reverter essa situação.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os manifestantes também são contrários à PEC 215, que já foi aprovada em 1º turno na Câmara Federal, e que transfere a competência da União na demarcação das terras indígenas para o Congresso Nacional. A proposta também possibilita a revisão das terras já demarcadas. Outra mudança seria nos critérios e procedimentos para a demarcação destas áreas, que passariam a ser regulamentados por lei, e não por decreto, com é atualmente.

“Queríamos chamar atenção para a nossa causa, e agora vamos montar uma comissão para ir conversar com os deputados”, disse Fidelis Baniwa, um dos representantes dos indígenas, que foram atendidos pelo Major Falabella, chefe-adjunto da Casa Militar da Aleam, que se comprometeu em marcar a audiência com os parlamentares, e também informou que a manifestação ocorreu de forma pacífica em sem obstáculos.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505