23/11/2015 16h40 - Atualizado em 23/11/2015 16h40

‘Operação Águia 7’ reduziu em 95% índice de mortes violentas, diz PM

Informação é do comandante-geral da PM dada nesta segunda-feira (23).
Foto: Divulgação/PMAM
Foto: Divulgação/PMAM

Ao apresentar o resultado da “Operação Águia 7”, realizada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) durante o feriado prolongado, o comandante geral da PMAM, coronel Marcus James Frota, disse que a operação conseguiu reduzir em 95% o índice de mortes violentas e 46% o número de ocorrências de crimes contra o patrimônio.

Na avaliação do comandante geral, coronel Marcus James Frota, a operação atendeu às expectativas, proporcionando à população da capital e municípios da Região Metropolitana um fim de semana sem acréscimo das ocorrências criminais e uma nítida redução da criminalidade. “Os números foram bastante positivos dentro das nossas expectativas, pois estamos retirando de circulação diversos infratores, atuando de forma não somente repressiva, mas preventiva. Conseguimos baixar em 46% as ocorrências de crime contra o patrimônio e em até 95% os índices de mortes violentas ou contra a vida”, destacou o Marcus Frota.

O comandante geral disse que com o desencadeamento da “Operação Natal Feliz”, no dia 13 de novembro, todas as áreas da capital, municípios da Região Metropolitana e demais municípios do interior do Estado ganharam reforço no policiamento, tendo em vista que, nesta época do ano, a economia fica aquecida com a injeção do 13º salário e as festividades do fim de ano que movimentam o comércio.

Apreensões – O Comando de Policiamento Ambiental por meio do Batalhão Ambiental (BPAmb), apreendeu 109 kg de pirarucu e tambaqui em uma feira da capital; mais de 30 metros cúbicos de madeira ilegal e 12 toneladas de carvão vegetal ilegal ou sem documento de origem; além de terem realizado o resgate de um macaco da espécie Sauim-de-coleira, que foi encaminhado à um refúgio de vida silvestre para reabilitação.

O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) emitiu 201 autos de infração; recolheu 49 documentos de propriedade irregulares; e abordou 5.999 pessoas e 3.465 veículos.

Marcus Frota ressalta que, em cada edição, a “Operação Águia” é aprimorada, visando garantir cada vez mais efetiva segurança da população da capital e nos municípios do interior. “Efetivamente, a PM tem se mantido presente em todas as zonas de Manaus e municípios do entorno da capital”, disse o comandante geral, destacando que o bom resultado se deve especialmente ao excelente desempenho da tropa.

Balanço – As ações da “Operação Águia 7” resultaram na abordagem de 9.014 veículos entre carros, ônibus coletivos, táxis, mototáxis, caminhões e 15.927 pessoas. Como reflexo das ações, destaca-se a fiscalização de 194 bares e similares; a apreensão de 5 armas de fogo; 17 veículos recuperados e devolvidos aos proprietários; emitidos 21 termos circunstanciados de ocorrência; apresentadas 29 pessoas nos Distritos Integrados de Polícia (DIPs); e 31 flagrantes e 10 menores de idade apreendidos.

Desde que foi iniciada, a “Operação Águia” mobiliza cerca de 800 policiais militares e 450 viaturas de quatro rodas e duas rodas, por turnos de serviço. As ações resultaram, desde a 1ª edição até agora, em 37.464 abordagens a veículos e 113.568 pessoas; fiscalização de 547 bares e similares; apreensão de 63 armas de fogo e a recuperação de 210 veículos. Foram apresentadas nos Distritos Integrados de Polícia (DIP’s) 271 pessoas.

Denúncias – A Polícia Militar destaca que, além do número 190, a população tem à sua disposição o aplicativo InforMe, para ajudar a polícia e denunciar crimes. A ferramenta está disponível na Play Store do Google e pode ser baixada gratuitamente por usuários de dispositivos móveis que utilizem o sistema operacional Android. O cidadão pode ainda acessar as mídias sociais da instituição na internet (Facebook e Twitter).

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505