06/11/2015 13h41 - Atualizado em 6/11/2015 13h41

Por e-mail, Sebrae demite profissionais por retaliação política

O caso foi denunciado pelo deputado estadual Luiz Castro.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Profissionais com até 25 anos de experiência estão sendo demitidos, até por e-mail, do Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae) no Amazonas. A denúncia é de Luiz Castro (REDE), que relevou o problema durante Comunicado de Liderança, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O deputado estadual, que é vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e aos Empreendedores Individuais (Frempei), afirmou que os desligamentos ocorrem ‘ única e exclusivamente’ por represália política. “Não podemos aceitar uma injustiça descabida em uma instituição — que precisa ser modelo — apenas porque há retaliações políticas contra um ex-gestor, que fez excelente administração e foi homenageado nesta Casa”, denunciou Luiz Castro.

Segundo o deputado estadual, está havendo uma ameaça (já está se consumando) de demissão sumária de 8 ex-assessores do antigo superintendente, Nelson Rocha, sem que haja contra eles nenhuma irregularidade; pessoas que tem uma larga folha de prestação de serviço no Sebrae, com experiência e reputação ilibada.

Com esta atitude, o atual superintendente do Sebrae, Aécio Silva, coloca em credibilidade sua atual direção do Sebrae, conforme o deputado estadual. “A instituição não pode ser afetada por este tipo de comportamento atípico, injusto, e que prejudica o trabalho da sociedade e para a economia amazonense, especialmente neste momento de grave crise”, assinalou o parlamentar.

Justificativa

Luiz Castro denunciou que alguns funcionários receberam seus avisos de desligamento por e-mail; tendo por alegação ‘processo de gestão’, justificativa rechaçada pelo deputado. Para ele, o Sebrae poderia economizar em aluguéis de carros, por exemplo.

“Porém, a instituição está recebendo um recurso adicional, que foi definido pelo ministro Guilherme Afif, e não está passando por dificuldades financeiras. E se estivesse, o critério para enxugamento deveria ser técnico, e não de revanche política vindo de um órgão que precisa ser modelar”, finalizou.

Profissionais têm larga experiência

Ao todo, 8 funcionários estão em processo de desligamento, pelo Sebrae. Conheça parte de seu currículo:

— Sávio Ramos, economista, 25 anos de atuação no Sebrae. Foi gerente por 13 anos ininterruptos, até dezembro de 2014. Tem especializações e já ocupou d cargos importantes em diversas gestões na instituição. É muito respeitado em sua área, inclusive pela Frente Parlamentar de Apoio a Micro e Pequena Empresa e aos Empreendedores Individuais (Frempei).

— Ricardo Sampaio, 22 anos no Sebrae. Já ocupou várias gerências e unidades de atendimento. Tem larga experiência e qualificação, como MBA e mestrado.

— Elizandra Litaiff, 20 anos trabalhando no Sebrae. Tem formação jurídica, administração e em políticas públicas.

— Célio Picanço, que durante 12 anos foi gerente especialista e está há 22 anos no Sebrae. Muito reconhecido por seus trabalhos no empreendedorismo.

— Evanildo Pantoja, funcionário que está sendo demitido porque concorreu ao cargo de diretor.

— Taciane Cruz, formada em Ciências Contábeis, oito anos na instituição, especialista pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Presidiu a Comissão de Licitação e todos os seus relatórios de gestão foram aprovados.

— Douglas Mousse, sete anos de Sebrae. Entrou por concurso público, possui quatro especializações em intraempreendedorismo, inovação, gestão de projetos PMI e MBA de Plano de negócios. É responsável pela completa implantação da REDESIM no Amazonas.

— Floriano Ramos, administrador, especializado em marketing, mestrando em marketing estratégico, há cinco anos na instituição. Atuou no Sebrae sempre em cargos de coordenação.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505