06/11/2015 14h28 - Atualizado em 6/11/2015 14h29

Ressocialização de presos é tema de debate

Estudantes de Direito discutiram o assunto com o deputado Carlos Alberto.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O líder do PRB na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), o deputado Carlos Alberto, recebeu na manhã desta sexta-feira, 6, na sala Rio Negro do parlamento estadual, um grupo de alunos do 2º período de Direito da Universidade Paulista (Unip – Campus Manaus) para debater sobre o programa “De bem com a Vida” que objetiva a reinserção da comunidade carcerário ao convívio social na capital.

Os acadêmicos foram informados pelo republicano que, o programa é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef) e Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e que desde ano de 2010 estava com suas atividades paralisadas. Mas, graças a um “empurrãozinho” de Carlos Alberto (enquanto vereador), que propôs uma emenda ao Orçamento do município disponibilizando recursos que visavam a reserva de vagas no mercado de trabalho para presos, egressos do sistema prisional e também aqueles que cumprem medidas ou penas alternativas determinadas pela Justiça do Amazonas, o projeto voltou a vigorar em março deste ano. O valor do convênio é avaliado em R$ 120 mil

“Neste primeiro momento estão sendo ofertados pelo menos quatro cursos de formação profissional, como almoxarife (20 vagas), instalador elétrico predial (40 vagas), auxiliar de cabeleireiro (20 vagas) e auxiliar de cozinha (20 vagas)”, enumerou o deputado. Os cursos são realizados na Escola de Serviço Público Municipal, na UniNilton Lins, no Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul de Manaus.

Para o desembargador Sabino Marques, coordenador do Grupo de Monitoramento Carcerário, dois pontos se destacam nessa iniciativa. “Seguir em frente porque somos seres humanos, portanto dotados de fraquezas e fortalezas, e a tomada de decisão para que aconteça o continuar das coisas. É preciso persistência e acreditar em si mesmo”, ponderou o desembargador.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505