14/12/2015 14h28 - Atualizado em 14/12/2015 14h28

Atualização dos cadastros do Bolsa Família termina nesta sexta-feira (18)

O beneficiário que não atualizar os dados pode ter o benefício bloqueado.
cartao-bolsa-familia-2016

Beneficiários do Bolsa Família que estão há mais de dois anos sem atualizar seus dados no Cadastro Único precisam fazê-lo até sexta-feira, 18 de dezembro. As famílias nessa situação devem procurar o setor responsável pelo programa em seu Município.

Em 2015, foram convocadas mais de 1,8 milhão de famílias que não atualizavam o cadastro desde 2012. Todas receberam avisos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no extrato de pagamento do Bolsa Família e foram informadas por cartas. O beneficiário que não atualizar os dados pode ter o benefício bloqueado e, depois, cancelado.

Para atualizar o cadastro, o titular do cartão deve procurar o setor responsável pelo Bolsa Família, levando seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) – ou o Título de Eleitor – e pelo menos um documento dos demais integrantes da família. A revisão é um processo obrigatório e de rotina, realizado todos os anos.

Nota Técnica da CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) elaborou uma Nota Técnica que esclarece as condicionalidades do programa. São regras que devem ser cumpridas pela família para a permanência do recebimento do benefício, sendo que o cumprimento dessas condicionalidades é acompanhado pela área de Assistência Social do Município.

É com base nas listas com a relação das famílias em seu território, que os Municípios realizam o acompanhamento, coletam os resultados da frequência escolar e do atendimento em saúde e os registram nos respectivos sistemas da saúde e da educação.

Atualização cadastral é necessária nos seguintes casos:

– nascimento ou morte de alguém na família;

– saída de um integrante para outra casa;

– mudança de endereço;

– entrada das crianças na escola ou transferência de escola;

– aumento ou diminuição da renda, entre outros.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505