11/12/2015 13h11 - Atualizado em 11/12/2015 13h11

Com Pacto pela Alfabetização, Seduc em parceria com Ufam capacita 1,5 mil professores

A ação faz parte do ‘Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa’.
Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc
Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc

Visando intensificar as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que já capacitou 1,5 mil professores no Amazonas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou nesta sexta-feira (11), um seminário de integração de saberes, direcionado a professores alfabetizadores que atuam em escolas publicas estaduais de Manaus.

Com o tema: “PNAIC no Amazonas: a práxis docente na perspectiva interdisciplinar no ciclo da alfabetização” o seminário favoreceu a troca de experiências entre os professores que atuam no programa educacional em âmbito estadual. O evento de formação também mobilizou gestores e orientadores de estudo que conduzem as atividades do programa nas escolas da rede pública estadual.

Com o objetivo principal de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade o PNAIC foi implementado em 2013 no Brasil. No Amazonas 1,5 mil professores já foram capacitados e o pacto já beneficiou diretamente 60 mil estudantes.

De acordo com uma das coordenadoras do PNAIC na Seduc, Ana Cláudia Lima, o seminário marca o encerramento de um ciclo de trabalhos executados pelos docentes que atuam no PNAIC. “Esse é o momento de reunir e divulgar as práticas pedagógicas e projetos executados pelos professores que atuam no Pacto nas áreas de “linguagens”, “alfabetização matemática” e “ciências humanas e da natureza”, as vertentes trabalhadas nesses três anos de execução do PNAIC”, informou Ana Cláudia.

Segundo a coordenadora adjunta pedagógica do Pacto na UFAM, professora Clotilde Tinôco, as ações do PNAIC contribuem de forma decisiva com a meta de assegurar às crianças a aprendizagem e o domínio da leitura e escrita no tempo correto. “A finalidade maior do programa é promover uma formação continuada para professores alfabetizadores, para que eles tenham acesso a metodologias inovadoras e não fiquem limitados a ensinar letras, sílabas e palavras, mas que possibilitem um aprendizado no qual a criança compreenda, encontre o sentido e adquira competências na leitura e escrita”, explicou.

Para a professora de Elsilene Nogueira, que ministra aulas para os anos iniciais (1º ao 5º ano) na escola estadual de Tempo Integral Helena Araújo, o Pacto tem cumprido com seus objetivos e contribuído para a melhoria da qualidade da educação. “Além de garantir a alfabetização das crianças até os oito anos de idade, o PNAIC tem sido um reforço também para professores, através de uma formação continuada”, frisou.

No seminário, realizado no auditório Eulálio Chaves, na Ufam, foram promovidas exposições de trabalhos, mesas redondas, apresentações culturais e também relatos de experiências pedagógicas.

Pacto pela Alfabetização – O PNAIC é um compromisso assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal. No Amazonas é executado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atuando na capacitação de professores e na disseminação de atividades diárias aos estudantes.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505