23/12/2015 14h49 - Atualizado em 23/12/2015 14h49

Livro ‘Presidente Figueiredo: A Terra das Cachoeiras’ será lançado neste final de ano

A obra é a primeira a fazer um resgate histórico e cultural do município amazonense.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Conhecido pelas suas cachoeiras, trilhas, cavernas e muita natureza, o município de Presidente Figueiredo, localizado a 107 km de Manaus, serviu de inspiração para os biólogos Maurício Noronha e Dayse Campista, ao escreverem o livro que lançam neste final de ano. Trata-se da obra ‘Presidente Figueiredo: A Terra das Cachoeiras’, produzida com incentivo do Ministério da Cultura, através do Programa Amazônia Cultural. O livro resgata a história da cidade, privilegiada pela enorme diversidade cultural, uma natureza exuberante, inúmeras unidades de conservação e seu grande potencial para o ecoturismo.

Maurício conta que a ideia do livro surgiu pela inexistência de uma obra que resgatasse e ajudasse na preservação e divulgação do patrimônio cultural, natural e histórico de Presidente Figueiredo. “A maioria dos brasileiros desconhece as belezas e peculiaridades do município e do Estado do Amazonas. Precisamos mudar isso”, destacou.

‘Presidente Figueiredo: A Terra das Cachoeiras’ levou um ano para ser produzido e apresenta os vários aspectos da cultura, da história da ocupação humana, das comunidades tradicionais, da natureza, assim como atividades econômicas sustentáveis e as iniciativas de conservação dos recursos naturais.

O município, destino certo dos apaixonados pela natureza, está interligado à Manaus pela rodovia BR-174, com acesso a Boa Vista, capital do Estado de Roraima e, de lá, ligando o Brasil à Venezuela, através do município fronteiriço de Santa Helena.

Com uma população de aproximadamente 30 mil habitantes, um dos atrativos de Presidente Figueiredo são, sem dúvida, as cachoeiras. São mais de 100 catalogadas. “As cachoeiras são um show à parte e a fauna local encanta pela sua beleza”, comenta Noronha.

O livro possui 140 páginas e mais de 70 imagens. A tiragem é de 2.000 exemplares. Para os autores, o resultado final é uma publicação que será de grande interesse para gestores de políticas públicas, formadores de opinião, alunos e professores, amantes da natureza, turistas e a população em geral.

Com a intenção de contribuir ao acesso e fortalecer a cultura dos povos e comunidades tradicionais representadas nesta obra, o livro será distribuído gratuitamente para líderes comunitários das comunidades tradicionais, organizações da sociedade civil, gestores municipais, escolas e bibliotecas públicas.

Para quem quiser conhecer melhor a obra, os autores criaram uma página no Facebook (Presidente Figueiredo: A terra das Cachoeiras) onde regularmente estão postando informações e lindas imagens do conteúdo do livro.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505