27/01/2016 15h06 - Atualizado em 27/01/2016 15h06

Após denúncias, estações de tratamento da Ponta Negra passam por manutenção

Os trabalhos começaram nesta quarta-feira (27) e dever durar 15 dias.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Alvos de vandalismo e necessitando de reparos após a grande cheia de 2015, as Estações de Tratamento de Esgoto Ecológicas (ETEs) do Complexo Turístico Ponta Negra estão recebendo serviços de manutenção em definitivo desde esta quarta-feira, 27, com trabalhos que deverão levar 15 dias para a completa solução do mal funcionamento das ETEs.

Os primeiros serviços demandados pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), responsável pela gestão do parque, incluem o reposicionamento dos tanques para suas posições originais, iniciando pela ETE próxima ao anfiteatro. Depois do trabalho concluído nesta estação, começa o reparo da outra.

Após a recuperação dos tanques e reconexões das tubulações do sistema, serão realizados reparos das contenções de material de alvenaria, assim como recuperação da zona de raízes, das plantas que atuam para realizar a limpeza nos resíduos. As plantas auxiliam no processo do sistema ecológico.

A manutenção seguirá com limpeza do lodo e áreas atingidas, pintura e melhorias nas áreas, incluindo a colocação de plantas ornamentais. Em razão do mau funcionamento das estações, que foram depredadas e tiveram até peças roubadas, e cujos tanques ficaram fora do posicionamento normal, ocorre vazamento e mau cheio, especialmente em dias de chuva. Por último, as equipes de manutenção farão a colocação de cloração, que também atua na eliminação de bactérias.

Importante que a população e os usuários do balneário fiquem atentos para as áreas das estações, que são identificadas, não entrando no jardim nem pisando sobre as tampas dos tanques, nem permitindo que crianças brinquem no local, porque não são locais de acesso. A área tem três metros de profundidade, sendo um sistema de esgotamento sanitário, alertam os engenheiros e técnicos que estão trabalhando nas ETEs.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505