28/01/2016 09h15 - Atualizado em 28/01/2016 09h15

CMM irá retomar debate sobre substituição de sacolas plásticas nos supermercados

Assim que a Casa Legislativa retornar as sessões plenárias, a proposta será debatida.
Foto: altinopolis.sp.gov.br
Foto: altinopolis.sp.gov.br

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deverá retomar, a partir de fevereiro, o debate sobre a substituição de sacolas plásticas por material biodegradável nos estabelecimentos comerciais da cidade. A proposta é oriunda da Indicação 919/2015, do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, vereador Everaldo Farias (PV), e tem como objetivo reduzir a quantidade de material não reciclável descartado.

No retorno dos trabalhos, o parlamentar vai pedir preferência para que a indicação seja votada e aprovada pela Casa Legislativa para então ser enviada ao prefeito Arthur Neto. “As sacolas convencionais não são recicláveis e são consideradas as maiores poluidoras do meio ambiente, podendo levar até 400 anos para se decompor. Diminuindo o seu uso podemos reduzir a contaminação dos igarapés e a poluição do meio ambiente em geral”, explicou o vereador.
Ele ressaltou que as sacolas convencionais podem ocasionar a morte de diversas espécies quando jogadas nos rios.

“Pesquisas comprovaram que apenas 5% da produção de sacolas é incinerada e o restante fica na natureza. Em contrapartida, as sacolas biodegradáveis desaparecem da natureza em apenas 18 meses, impactando menos o meio ambiente”, completou o parlamentar.

De acordo com a minuta elaborada por Everaldo, as sacolas plásticas devem atender a requisitos como a degradação por oxidação em um período de tempo especificado, ser biodegradável e reutilizável. Caso aprovada, a proposta prevê advertência; multa, em caso de reincidência, e suspensão do Alvará de Funcionamento do estabelecimento até a devida regularização.

“Vou pedir preferência para a nossa proposta assim que os trabalhos em plenário retornarem. Nossa capital precisa se adequar a essa medida que já foi adotada em vários estados do país. Espero contar com a compreensão e o mesmo entendimento dos colegas vereadores”, finalizou Everaldo.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505