28/01/2016 15h07 - Atualizado em 28/01/2016 15h07

Em 2015, programas educacionais do Instituto TIM beneficiaram mais de 185 mil crianças

Um destaque de 2015 foi a ampliação de O Círculo da Matemática do Brasil.
Foto: Divulgação
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Mais de 185 mil crianças de escolas públicas de todo o país foram impactadas em 2015 pelos projetos O Círculo da Matemática do Brasil e TIM Faz Ciência, iniciativas do Instituto TIM. Fundado em 2013 com o objetivo de criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação no Brasil, o Instituto desenvolveu, ao longo do ano passado, 10 projetos com base em seus quatro pilares de atuação: Ensino, Inclusão, Aplicações e Trabalho, incentivando desde a formação de professores da rede pública até o empreendedorismo nas universidades.

Um destaque de 2015 foi a ampliação de O Círculo da Matemática do Brasil, abordagem de ensino diferenciada da matemática criada por Robert e Ellen Kaplan, professores da Universidade de Harvard e voltada para crianças do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Além do modelo tradicional da iniciativa – aulas realizadas como atividades extras lideradas por educadores do projeto – o Instituto decidiu realizar também formações de professores das escolas públicas, para que utilizem a proposta com suas turmas regulares. Dessa forma, houve a capacitação de mais de dois mil professores em 23 municípios do país, beneficiando mais de 60 mil alunos.

“Com a capacitação dos professores da rede pública, a abordagem do Círculo da Matemática passou a ser aplicada no dia a dia da sala de aula e não mais apenas no contraturno. O desempenho dos alunos que participaram do projeto em 2014 já foi surpreendente e, com essa ampliação, conseguimos envolver um número bem maior de crianças em todo o país, o que trará ainda mais resultados positivos”, afirma Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM.

Já TIM Faz Ciência – proposta inovadora que convida professores e alunos do 4º e 5º anos a explorar operações intelectuais próprias à produção do conhecimento científico – acontece atualmente em 232 cidades, envolvendo 125 mil crianças e 4 mil docentes da rede pública. Só no ano passado, o programa promoveu 144 encontros presenciais de formação em todo o país e premiou cinco professores e uma representante de secretaria municipal de educação pelas melhores práticas, em evento realizado em Fortaleza (CE).

Também no campo da educação, o Instituto TIM está levando a plataforma TIM Tec (mooc.timtec.com.br) – que oferece cursos livres voltados à educação profissional e tecnológica – a Institutos Federais de todo o país. Já são sete plataformas lançadas, em instituições do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Acre. Desde o lançamento do projeto, mais de 16 mil alunos já se cadastraram nos 17 cursos publicados, que também estão disponíveis para qualquer pessoa que se interessar pelos temas.

Novidades

O ano de 2015 também foi marcado pelo lançamento de novos projetos. A parceria firmada com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) permitiu que o Instituto TIM passasse a financiar 50 bolsas de estudos no valor de R$ 1.200 por mês, durante quatro anos, para alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que conquistaram vagas em universidades públicas. Outro acordo importante foi formalizado com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com foco no projeto Fora da Escola Não Pode! – iniciativa de enfrentamento da exclusão escolar. Foi desenvolvida uma solução tecnológica que permitirá aos municípios identificar de forma mais simples e ágil quem são as crianças e adolescentes fora da escola utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O projeto está em fase piloto e passará a mapear crianças e adolescentes fora de sala em 19 cidades do país, já em 2016.

Também foi realizada a primeira edição do projeto Academic Working Capital, iniciativa de apoio ao empreendedorismo, que colabora para que universitários em fase final de graduação criem produtos e negócios de base tecnológica a partir de seus trabalhos de conclusão de curso. Após receberem suporte financeiro, participarem de workshops de orientação em Negócios e receberem acompanhamento a distância, os estudantes apresentaram seus produtos em uma Feira de Investimentos em São Paulo. A edição de 2016 do AWC já está em andamento.

Outro destaque foi o lançamento do edital inédito de apoio a iniciativas de museus e centros de ciência e tecnologia dirigidas a crianças de quatro a dez anos, em uma parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Mais de 200 projetos foram submetidos à avaliação e os selecionados serão anunciados em breve.

O Instituto TIM também avançou na proposta de desenvolver soluções tecnológicas livres para contribuir com a gestão pública e melhorar a vida dos cidadãos. Em 2015, foi lançada a primeira iniciativa utilizando a plataforma de Zeladoria Urbana Participativa (ZUP) – sistema para a gestão de serviços e ativos urbanos nos municípios – em São Bernardo do Campo (SP). Em dezembro, a tecnologia também foi adotada nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Boa Vista (RR) e chegará a Florianópolis (SC) e ao Distrito Federal em 2016.

Já o projeto Mapas Culturais, ferramenta que permite o mapeamento colaborativo de ações, agentes, projetos e espaços culturais e aprimora de forma significativa a gestão da cultura no Brasil, foi adotado nos estados do Ceará e Tocantins e nos municípios de Sobral (CE), Blumenau (SC), João Pessoa (PB), Santo André (SP) e São José dos Campos (SP), totalizando nove instalações em 2015 – os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul fizeram a implementação em 2014. O destaque foi o acordo de cooperação técnica assinado com o Ministério da Cultura, que incentivará a adoção da solução em todo o país a partir de 2016.

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