25/01/2016 10h18 - Atualizado em 25/01/2016 11h39

Escola de Tempo Integral em Manacapuru tem inauguração marcada para março

Manacapuru será a quarta cidade do interior do Amazonas a ganhar um Ceti.
Foto: Nathalie Brasil/Secom
Foto: Nathalie Brasil/Secom

Eleito modelo prioritário na área de educação, as escolas de ensino em tempo integral estão em expansão no Amazonas com mais de 12 unidades em fase de execução pelo Governo do Estado. Durante vistoria a um conjunto de obras nas áreas de educação, saúde e infraestrutura em Manaus e municípios da Região Metropolitana no sábado, 23 de janeiro, o governador José Melo marcou para o mês de março a inauguração da escola de tempo integral em Manacapuru, que conta com investimentos de mais de R$ 14,5 milhões.

Manacapuru será a quarta cidade do interior do Amazonas a ganhar um Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti). Parintins, Iranduba e Carauari já possuem unidades em funcionamento no modelo. De acordo com o governador, o planejamento educacional vai dar prioridade às escolas nesse modelo devido aos bons resultados obtidos na formação educacional.

“Estou determinando a data de 14 de março para a inauguração. Inicialmente, ela vai funcionar como unidade mista, justamente para atender a demanda grande aqui de Manacapuru. É muito importante levar esse modelo para o interior do Estado. A duplicação da estrada permite a vinda de um grande número de pessoas para morar aqui em Manacapuru e estamos atentos a isso. A escola de tempo integral forma as crianças para o futuro. Além das disciplinas obrigatórias, tem a formação integral para a juventude com esporte, lazer e cultura. É um modelo de escola que vamos perseguir. Construir novas e transformar escolas já existentes para este modelo”, destacou o governador.

Em todo o Amazonas, a rede de escolas em tempo integral conta com 55 estabelecimentos de ensino. Os números são da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e contemplam as escolas no padrão Ceti e unidades que foram adaptadas, reformadas e expandidas e hoje seguem o modelo. Dos 12 Cetis em construção pela Seduc, dez estão localizados no interior. Duas unidades de Manaus estão com inauguração prevista para este ano. Em Manacapuru, o Ceti com 24 salas terá capacidade para mil alunos e vai atender do ensino fundamental ao médio. A obra está 88% concluída.

Durante a manhã de sábado, o governador também acompanhou o andamento da reforma do Centro de Atendimento a Melhor Idade (Caimi) Ada Rodrigues Vieira, no bairro da Compensa, zona oeste de Manaus. A unidade está passando por uma reestruturação do teto e ganhará nova pintura. Na visita, José Melo também autorizou as obras para revitalização dos sistemas hidráulicos e elétricos da unidade que atende idosos. Só no ano passado, mais de 48 mil pessoas tiveram acesso a serviços médicos em diversas áreas a partir da unidade.

José Melo também foi ao canteiro de obras da Cidade Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Iranduba, e foi verificar in loco a situação da estrada Manacapuru-Novo Airão, que vai ser recuperada pelo Governo, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). O governador percorreu os ramais do Arapapá e Jatuarana, que entrarão no cronograma de asfaltamento e recuperação do governo amazonense.

“A parte de acesso da Cidade Universitária está toda pronta, com quatro prédios em obras. Se Deus quiser, vamos conseguir este ano financiamento externo para em três anos concluirmos 100% do campus. A universidade é fundamental olhando o futuro do nosso Estado”, afirmou o governador.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505