18/01/2016 16h04 - Atualizado em 18/01/2016 16h05

Gramado da Arena da Amazônia está pronto para receber partidas de futebol

Gramado tinha sido afetado por lagartas e precisou ser revitalizado.
Foto: Nathalie Brasil (Secom)
Foto: Nathalie Brasil (Secom)

A Arena da Amazônia reabriu nesta segunda-feira, 18 de janeiro, as portas para a realização de partidas de futebol, após 45 dias com atividades interrompidas para trabalhos de revitalização da grama do estádio. O gramado encontra-se em boas condições para receber jogos amistosos e partidas do futebol local até o dia 24 de maio, data em que a Arena será entregue oficialmente ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, como parte da preparação para receber o Torneio de Futebol Olímpico, que acontece em agosto.

Os trabalhos no gramado foram executados pela empresa Greenleaf Gramados que, diariamente, continua realizando a manutenção da grama. O processo de recuperação iniciou com o combate das lagartas que afetaram o gramado, que, em seguida, recebeu os tratamentos de revitalização para deixá-lo no formato padrão para atender aos jogos de nível regional, nacional e internacional.

O secretário em exercício da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Ricardo Marrocos, destacou a boa funcionalidade do gramado da Arena da Amazônia para novos jogos. “Estamos preparando o gramado para o Torneio de Futebol Olímpico, mas o Governo do Estado, através da Sejel, vem ajustando esse trabalho para a realização de jogos de campeonatos junto à Federação Amazonense de Futebol”.

Assim como o gramado da Arena da Amazônia, os Centros Oficiais de Treinamento (COTs) receberam um novo tratamento na grama e estão aptos para promover torneios locais, conforme explica Ricardo Marrocos. “Da mesma forma que houve a preocupação com a Arena da Amazônia, os centros de treinamento Ismael Benigno, na Colina, e o Carlos Zamith, no Coroado, também receberam trabalho de revitalização da grama e estão prontos para realizar jogos das nossas equipes locais”.

Adequação
Atendendo às demandas do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, serão feitas adaptações nos vestiários da Arena da Amazônia para o Torneio de Futebol Olímpico. O estádio receberá seis jogos do torneio – quatro do masculino e dois do feminino – que acontecerão em rodadas duplas, respectivamente nos dia 4, 7 e 9 de agosto de 2016. O projeto para essa adequação está sendo elaborado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), com previsão de início em março.

O representante do Comitê Organizador do Torneio de Futebol Olímpico Manaus 2016, Sérgio Menezes, ressaltou que serão feitas melhorias em setores que garantam mais acessibilidade para o público. “Há uma recomendação do Comitê Rio 2016 para que façamos pequenos ajustes no entorno da Arena da Amazônia, como em ruas adjacentes, pistas e estacionamentos com o intuito que seja garantida a acessibilidade de todas pessoas com necessidades especiais”.

Visitas
Comitivas da Fifa e do ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 vão fazer visitas técnicas, nos dias 19 e 20 deste mês, tanto na Arena da Amazônia como nos Centros Oficiais de Treinamento (COTs) e no Estádio do Sesi, no bairro do Aleixo, zona leste de Manaus. Entre os dias 22 e 26 de janeiro, uma comitiva do Comitê Olímpico Rio 2016 vai visitar as 15 áreas funcionais que tratam das questões de sustentabilidade, segurança e mobilidade urbana dos Jogos Olímpicos Rio 2106, em Manaus.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505