22/01/2016 10h06 - Atualizado em 26/01/2016 10h03

MDIC lança projeto no Amazonas para fomentar exportações

Um comitê gestor foi formado para elaborar as ações para ajudar o empresário amazonense.
Foto: Appa
Foto: Appa

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), por meio do Centro Internacional de Negócios do Amazonas (CIN-AM), recebeu ontem, 20, representantes do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para discutir o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), que tem o objetivo de implementar ações em todos os estados brasileiros para fomentar a cultura exportadora das empresas.

O gerente executivo do CIN-AM, Marcelo Lima explicou que na reunião foram discutidas as ações que deverão ser implantadas no Estado para viabilizar o alcance das metas estabelecidas pelo Governo Federal através do Programa Nacional.

Ele disse ainda que na reunião foi criado um Comitê Gestor do Amazonas que será responsável por elaborar todas as ações para 2016 que correspondam ao PNCE como programas de capacitação por meio de missões prospectivas, missões comerciais, realização de seminários e outras formas de capacitação de empresas.

“O objetivo do Plano Nacional de Cultura Exportadora é fomentar as exportações das empresas e a reunião que tivemos serviu para traçar os caminhos para que os empresários amazonenses alcancem a internacionalização firmando assim a cultura exportadora em nosso estado”, declarou.

Comitê
As entidades e órgãos que fazem parte do Comitê Gestor do PNCE no Estado são: Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Secretaria de Estado de Planejamento Ciência e Tecnologia (Seplanct); Governo do Estado; Fieam; Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae); Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea); Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio); Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal; Banco da Amazônia; Correios e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB-AM).

Além de técnicos do CIN-AM e Fieam, participaram da reunião de ontem com representantes do MDIC, os gestores de todos os órgãos que formam o comitê. Marcelo Lima pontuou que o papel do comitê formado no Amazonas é elaborar as ações locais com o foco na realidade do empresariado amazonense.

“Tenho certeza que através dessas ações – que já começaram a ser elaboradas – o empresário do nosso estado estará muito mais capacitado para entrar no mercado internacional. A cultura exportadora é o foco do Plano e continuará sendo o foco do nosso trabalho como tem sido nesses últimos anos aqui no Amazonas”, enfatizou Lima.

O que é o PNCE
O Programa foi lançado em 2012, MDIC e planeja a oferta de ações ligadas à cultura exportadora nos Estados brasileiros por meio da mobilização e capacitação de gestores públicos, empresários de pequeno e médio porte e profissionais de comércio exterior.

Para atender as demandas locais, as Instituições Parceiras e o MDIC atuam no planejamento e coordenação das atividades com os governos estaduais visando à transferência de conhecimento em comércio exterior.

Além disso, a potencialização das iniciativas de capacitação existentes e disponibilizadas pelas entidades parceiras corrobora com os objetivos específicos do PNCE, quais sejam: fomento das políticas estaduais alinhadas às estratégias da cultura exportadora, aumento da base exportadora e internacionalização das cadeias produtivas brasileiras.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505