27/01/2016 15h31 - Atualizado em 27/01/2016 15h31

PS da zona Norte investiu 8 mil horas na capacitação de profissionais da saúde

Foram 61 cursos e mais de 2 mil inscritos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A capacitação dos profissionais que atuam no Pronto-Socorro (PS) do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz é constante e sempre focada na atenção humanizada ao paciente. Em 2015, a unidade pública vinculada a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) promoveu mais de 8 mil horas de capacitação por meio de 61 cursos que tiveram mais de 2,6 mil inscritos. Os treinamentos visam eficiência no atendimento e satisfação do usuário da unidade. Para 2016, o número de capacitações ofertadas praticamente irá dobrar.

O PS Delphina Aziz é administrado pela Organização Social sem fins lucrativos Imed – Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento. As capacitações são voltadas para técnicas de cada área profissional na unidade, enfermagem e nutrição, por exemplo, e, também, com enfoque no campo comportamental. Segundo Angela Chagas, diretora de Recurso Humanos do Imed, a qualidade do atendimento prestado aos usuários depende dos treinamentos e, também, do engajamento de todos os colaboradores.

“O sucesso das instituições, em especial as relacionadas à saúde, é proveniente da qualidade da integração do capital humano aos objetivos da organização. É necessária uma administração realmente eficaz de pessoas e de recursos. Não depende apenas da educação formal, mas das virtudes pessoais, competências existentes, qualidade da aprendizagem em equipe, atitudes e disposição para realizar cada vez mais”, disse Chagas.

O fisioterapeuta Zuingre Santos está atuando na unidade desde setembro e já participou de três capacitações nesses quatro meses. Entre os temas, assuntos específicos da área em que atua, como dor e fisioterapia, e questões comportamentais que refletem no aprimoramento pessoal. “Esses cursos promovem nosso aperfeiçoamento para tratar de forma digna o paciente. A capacitação oras é de técnica com vistas a garantir a melhora da saúde do paciente e oras é focada no comportamento humano, e, nesse caso, somos capacitados para tratar o usuário da nossa unidade da forma humanizada como ele merece”, disse.

Muitos dos colaboradores que participam dos cursos, em especial do corpo clínico da unidade, são de cooperativas prestadoras de serviços de toda rede de saúde. Assim, as capacitações trazem retorno para além do atendimento oferecido no PS Delphina Aziz.

Os treinamentos são ministrados por multiplicadores internos e externos. Desde o ano passado, os colaboradores passaram a participar, também, de cursos à distância, por meio da internet. Em 2016, o número de cursos praticamente irá dobrar em relação ao ano anterior. O Imed pretende disponibilizar aos colaboradores 120 treinamentos e capacitações.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505