27/01/2016 10h53 - Atualizado em 27/01/2016 10h55

Tecnologia mostra se guardas municipais fazem segurança de parques

Tecnologia foi adquirida pela Prefeitura de Manaus para garantir segurança nos parques e unidades de conservação.
MANAUS/AM - 27/01/2016
Instalação de um sistema de verificação digital de rondas. (Foto: Assessoria/ Gabinete Militar da Prefeitura de Manaus)
MANAUS/AM - 27/01/2016 Instalação de um sistema de verificação digital de rondas. (Foto: Assessoria/ Gabinete Militar da Prefeitura de Manaus)

Os parques urbanos e unidades de conservação geridos pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), vêm ganhando reforço na segurança, com a instalação de um sistema de verificação digital de rondas, formado por bastões e botões magnéticos codificados instalados em pontos diversos de cada logradouro. De fácil manuseio, ele faz a leitura digital com as informações referentes ao dia e horário em que são feitas as rondas. Cada bastão vem com seis pontos de verificação de ronda.

O sistema foi adquirido pela Casa Militar e vem sendo implantado pela Guarda Civil Metropolitana. Três das unidades geridas pela Semmas já contam com o sistema: Parque Municipal Ponte dos Bilhares (11 pontos), Parque Municipal do Mindu (seis) e o Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgilio Filho (seis).

A instalação do sistema atende a uma solicitação feita pelo secretário da Semmas, Itamar de Oliveira Mar, ao secretário municipal da Casa Militar, coronel Fernando Farias. O objetivo é aperfeiçoar as rondas e garantir a presença dos Guardas Municipais ao longo dos parques na prevenção e a preservação do patrimônio e dos frequentadores.

O diretor da Guarda Municipal, Diego Coelho, explica que os botões magnéticos foram instalados em pontos sensíveis apontados por meio de levantamento realizado pela Semmas, em parceria com a Casa Militar. O levantamento apontou locais que demandam uma maior presença da Guarda, a exemplo de áreas de concentração de frequentadores e também áreas menos movimentadas.

“O objetivo é garantir a segurança nesses espaços e auxiliar a ronda da Guarda Municipal”, explicou Diego Coelho. Segundo ele, até o fim de fevereiro o sistema será instalado também na Ponta Negra, Parque do Idoso e nas Galerias Espírito Santo e dos Remédios.

Os guardas municipais que atuam nesses espaços estão recebendo treinamento sobre a operação do sistema. O treinamento é realizado pelo gerente de operações especiais da Guarda Municipal, Juliano Florêncio da Costa. “A instrução sobre o uso do equipamento faz parte do processo de implantação do sistema, com as rondas feitas conforme a necessidade e a programação estabelecida em parceria com os gestores das unidades”, afirmou, lembrando que a presença efetiva da Guarda é um fator de segurança a mais para os frequentadores dos logradouros da cidade.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505