04/02/2016 09h18 - Atualizado em 4/02/2016 09h34

Canteiro central da avenida Djalma Batista recebe reposição de mudas

No total, foram repostas 16 mudas de árvores em substituição as que sofreram depredação.
Foto: Arlesson Sicsú
Foto: Arlesson Sicsú

A Prefeitura de Manaus realizou a reposição de mudas no canteiro central da avenida Djalma Batista, onde estão plantadas 315 árvores da espécie ipê branco. No total, foram repostas 16 mudas de árvores em substituição aquelas que sofreram depredação em diversos trechos da via.

De acordo com o Departamento de Arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), além de terem os galhos quebrados, muitas das árvores plantadas no local sofrem com a colisão de veículos devido à imprudência dos motoristas na via. A reposição de árvores, em caso de morte ou supressão, é uma das atividades previstas pelo Plano Diretor de Arborização Urbana da Cidade de Manaus.

Para a diretora de Arborização da Semmas, Rosemary Bianco, as perdas acabam gerando a desunificação do conjunto arbóreo da via, daí a importância da reposição.

“Hoje temos uma arborização consolidada naquele corredor viário, porém precisamos repor as perdas para evitarmos uma desuniformidade, levando-se em conta que são mudas que ainda terão que se adaptar para sobreviverem ao meio urbano”, explicou Bianco, acrescentando que o órgão se mantém atento às ocorrências de quebra de árvores por colisão nas vias arborizadas.

Esta é a primeira ação de reposição de mudas deste ano no canteiro da avenida Djalma Batista. No ano passado, foram realizadas dez ações no local.

A arborização plena da via se dará com a complementação do plantio de mudas nos passeios públicos dos dois lados da corredor viário. O plantio está previsto dentro do Plano Arboriza Manaus, que deverá levar ações de arborização para 56 logradouros públicos de 35 bairros da cidade de Manaus. A meta do Arboriza Manaus é promover o plantio de pelo menos 10 mil novas mudas na cidade, ainda no primeiro semestre deste ano, aproveitando o período chuvoso.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505