03/02/2016 14h31 - Atualizado em 3/02/2016 14h31

No Amazonas é Assim promove o bloco “Caboco Bom de Sangue” neste sábado (6)

O objetivo é sensibilizar novos doadores de sangue no período carnavalesco.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No Amazonas é Assim promove o bloco “Caboco Bom de Sangue” para doação de sangue no Carnaval
Com a finalidade de sensibilizar novos doadores de sangue no período carnavalesco, a fanpage No Amazonas é Assim lança a campanha “Bloco do Caboco Bom de Sangue”. O evento será na sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), no dia 06 de fevereiro, a partir das 9h.

De acordo com a subgerente de Captação de Doadores da FHemoam, Eleonora Araújo, o carnaval é “uma época em que a demanda por bolsas de sangue aumenta, infelizmente, por conta de acidentes”. “Contar com essa mobilização social do Bloco do Caboco Sangue Bomvpara reforçar o nosso banco de sangue é gratificante, pois reforça a sensibilização para causa de doação de sangue, que desperta o amor e solidariedade”.

A iniciativa da página busca promover outra experiência exitosa tendo em vista o sucesso do “Rolezinho no HEMOAM”, ocorrido em 2014. Na ocasião, o evento contribuiu para a arrecadação de 190 bolsas de sangue a mais no estoque da instituição.

Segundo o fundador da página No Amazonas é Assim, Marcus Pessoa, o primeiro evento foi concebido a partir de uma conversa com seguidores na fanpage que sugeriram a realização dos “Rolezinhos” termo amplamente divulgado em mídias sociais naquela época. “No momento de interação um seguidor nos enviou a sugestão para promover um rolezinho do bem, um rolezinho no HEMOAM. E deu super certo, quase 65% dos participantes foram doadores de primeira viagem, que aproveitaram a oportunidade de experimentar e desmistificar também a dor de doar sangue” relembrou.

Marcus explica que desta vez a ideia do bloco Caboco Bom de Sangue faz referência ao povo amazonense que é conhecido tipicamente pelo bom acolhimento e sua grande generosidade. “O engajamento dos fãs da página em ações assim é a prova disso, é a prova de que podemos utilizar a tecnologia a favor do bem. Temos muitas pessoas do bem dispostas a praticar a doação de sangue”adianta Marcus Pessoa.

Para o organizador do evento, a expectativa deste ano é de receber pelo menos 400 pessoas para doação de sangue. A Fhemoam funciona das 7h às 18h de segunda à sábado.

Quem pode doar?

• Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.
• Ter peso acima de 50 Kg.
• Ter idade entre 18 e 69 anos Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.
Recomendações
• Não vá doar sangue em jejum;
• Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
• Não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
• Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
• Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação;
• Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505