23/02/2016 13h12 - Atualizado em 23/02/2016 13h12

Prevenção de cáries em crianças começa no pré-natal das gestantes

Em Manaus, Unidade Básica de Saúde atende gestantes no Japiim.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para evitar a cárie em crianças com menos de dois anos, a equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde da Família–Sul 33, localizada no bairro Japiim, implantou o projeto de intervenção “Pré-Natal Odontológico”. Iniciado em novembro do ano passado, o projeto está beneficiando gestantes com ações educativas para a prevenção à cárie em crianças, com avaliação clínica e atendimento odontológico.

O projeto tem como metas fortalecer o acompanhamento da gestante durante o período do pré-natal através do atendimento odontológico; desenvolver um programa de educação permanente para os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF); encorajar o aleitamento materno; incentivar comportamentos de higiene bucal das mães através de um ciclo de palestras e demonstrações práticas; e capacitar as mães para o cuidado adequado e a prevenção da cárie e problemas orais do bebê.

A cirurgiã dentista Claudine Peres Falcão Moreira, que realiza o atendimento odontológico das famílias cadastradas na UBSF – S 33, explica que a cárie é uma doença que ainda atinge crianças com idade de dois anos ou menos.

“Essa ainda é uma realidade no município de Manaus e tem ocasionado um grande fluxo de encaminhamentos de pacientes da UBS para os centros especializados para a intervenção clínica em pacientes nessa faixa etária. Além disso, identificamos problemas como falta de conhecimento de algumas mulheres com relação à higiene oral, sobre a alimentação adequada ao bebê e a importância de se preservar a dentição decídua, ou seja, a preservar os dentes de leite para garantir uma formação adequada da arcada dentária”, destacou Claudine Moreira.

Por meio do projeto, são atendidas mulheres gestantes que realizam o pré-natal na UBSF – Sul 33, o que inclui o atendimento clínico com a equipe de Saúde Bucal. Na primeira etapa do projeto, durante o pré-natal, as gestantes participam de palestras informativas e rodas de conversa organizadas pela equipe de saúde da UBS.

São abordados temas como ‘Mitos e verdades sobre o atendimento odontológico da gestante’; ‘Alimentação saudável e aleitamento materno’; ‘Higiene oral da Mãe e do Bebê – A Doença Cárie’; e ‘Erupção dentária’ (nascimento dos primeiros dentes). O trabalho prevenção também conta com a participação da Técnica de Higiene Bucal da UBSF, Mônica Brito.

Na segunda etapa do projeto, é realizada a avaliação clínica e o atendimento odontológico das gestantes que fazem parte das ações de pré-natal. “A Estratégia Saúde da Família tem como referência as atividades de prevenção e promoção da saúde, devendo atender a gestante em sua totalidade durante o pré-natal, incluindo a saúde bucal da mãe (durante a gravidez e após) e do bebê para orientar e prevenir a doença cárie através do cuidado pessoal, estimulando a higienização oral do bebê e evitando ingestão de alimentos que mais contribuem para o desenvolvimento da cárie”, explica a dentista.

A técnica responsável pela Saúde Bucal no Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), cirurgiã dentista Adriana Perdiz, lembra ainda que todas as mulheres grávidas devem receber atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde durante o pré-natal, não somente para prevenir cáries em crianças.

“Durante a gestação algumas mulheres, devido a alterações hormonais, são mais suscetíveis a apresentar problemas bucais, como gengivite e doenças periodontais. São complicações que estão associadas à perda do osso de sustentação dos dentes, a partos prematuros, ao baixo peso ao nascer e podem ocasionar a transmissão vertical, de mãe para o feto, de bactérias periodontais e da cárie. Por isso, toda mulher gestante deve procurar uma UBS para realizar o pré-natal”, ressalta Adriana Perdiz, lembrando que o pré-natal em toda a rede municipal de saúde inclui o encaminhamento para atendimento odontológico.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505