01/02/2016 11h44 - Atualizado em 1/02/2016 11h44

Programa Bolsa Idiomas supera número de cinco mil inscritos

São oferecidas 10 mil vagas e as inscrições devem ser feitas até o dia 14 deste mês.
Foto: Espi
Foto: Espi

Mais de cinco mil candidatos já fizeram a inscrição no edital 2016 do Programa Bolsa Idiomas (PBI), iniciativa da Prefeitura de Manaus que garante vagas integrais e parciais a estudantes de baixa renda em escolas de línguas da capital. Do início do período de inscrições, aberto em 28 de janeiro, até a manhã desta segunda-feira, 1º de fevereiro, a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Sócio educacional (Espi) registrou o cadastro de 5.141 candidatos. Os interessados têm até 23h59 do dia 14 deste mês para efetivar a inscrição.

No total, estão sendo oferecidas 10 mil vagas divididas em bolsas integrais (100%) e parciais (75% e 50%) para cursos de inglês e espanhol. Para este ano, cinco escolas de idiomas da cidade aderiram ao programa: Yes Idiomas, Aslan, Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), My Way Idiomas e Inglês e Companhia. Além das escolas, três Instituições de Ensino Superior (IES) que contam com cursos de idiomas também participam: Universidade Nilton Lins, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB).

De acordo com a Espi, as bolsas ofertadas pelo Município contemplam, além das próprias mensalidades das escolas de idiomas, a taxa de matrícula e material didático por todo o tempo de duração do benefício. Podem concorrer ao programa os estudantes a partir de 16 anos de idade, que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio e que não sejam beneficiários de programa similar mantido pelo poder público. Também é obrigatório ser residente na cidade de Manaus e não podem possuir renda familiar per capita superior a R$ 1.320 – o equivalente a um salário mínimo e meio.

Os estudantes também precisam assumir compromisso de desenvolver ações de contrapartida sem ônus ao Município, nos mesmos moldes de como acontece nos programas Bolsa Universidade (PBU) e Pós-Graduação (PBPG).

Para calcular a renda, os interessados precisam somar os rendimentos de todas as pessoas – familiares ou não – que habitam a mesma residência, incluindo ele próprio. Em seguida, basta dividir o somatório pelo número de habitantes. O resultado do cálculo representa a renda familiar per capita. Como renda, o PBI considera quaisquer fontes de recursos, como “salários, proventos, pensões, pensões alimentícias, benefícios de previdência pública ou privada, comissões, pro labore, rendimentos do trabalho não assalariado, rendimento do mercado informal ou autônomo, rendimentos recebidos do patrimônio e renda mensal vitalícia”.

As inscrições do Bolsa Idiomas 2016 devem ser feitas exclusivamente pela Internet, por meio do novo portal da Espi, no endereço: http://portalespi.manaus.am.gov.br/. Após acessar a página principal, o candidato pode acessar a área de serviço do Programa Bolsa Idiomas e clicar na opção “Portal do Candidato”. Em seguida, basta fazer o cadastro e seguir as orientações contidas no sistema. O resultado da primeira chamada, com os estudantes habilitados, será divulgado já no dia 17 de fevereiro.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505