10/02/2016 10h37 - Atualizado em 10/02/2016 10h37

Projeto cria o primeiro ‘Abrigo Municipal de Animais’ em Manaus

A proposta é do vereador Everaldo Farias.
Foto: animais.culturamix.com
Foto: animais.culturamix.com

Com a finalidade de atender a demanda de animais recolhidos nas ruas da capital e desafogar a demanda do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que é voltado especialmente para animais que apresentam risco de transmissão de doenças, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) vereador Everaldo Farias (PV) propôs a criação do primeiro ‘Abrigo Municipal de Animais’.

Por meio da Indicação n° 028/2015, o parlamentar sugeriu à Prefeitura de Manaus a construção e implementação de um abrigo voltado a atender animais recolhidos nas ruas que não representam risco à saúde pública. “Já tivemos muitas conversas e uma agenda intensa com representantes de ONGs (organizações não governamentais) para definir qual a melhor forma de tratamento a animais recolhidos nas ruas. O que não podemos é continuar com o atendimento desses animais no Centro de Controle de Zoonoses”, enfatizou Everaldo.

A indicação foi aprovada pela Mesa Diretora da CMM no ano passado e enviada para a apreciação do prefeito Arthur Neto (PSDB). O vereador afirma que no retorno dos trabalhos buscará informações sobre o andamento do projeto. “Queremos saber junto ao prefeito (Arthur Neto) se existe possibilidade de implantação dessa proposta nos próximos dois anos”, explicou o vereador.

Demanda
Atualmente, o CCZ é o único órgão público que possui a atribuição de retirar animais das ruas. A ação é voltada principalmente a animais com doenças de transmissão vetorial. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, até o ano passado, existiam em Manaus cerca de 200 mil animais domésticos (entre cães e gatos), sendo pelo menos 80 mil estão abandonados.

“Nossa proposta poderá resolver esse impasse e também retirar das ruas outros animais que estão em situação de risco tanto para si como para a população. Vamos continuar lutando pelas causas dos animais”, concluiu Everaldo Farias.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505