05/02/2016 14h30 - Atualizado em 5/02/2016 14h31

Pronto-Socorro da zona Norte distribui preservativos

Pacientes foram orientados sobre as formas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os usuários do Pronto-Socorro do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), receberam orientações sobre as formas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), entre elas HIV/Aids, nesta quinta (04) e sexta-feira (05), dias que antecedem as principais festas de Carnaval em Manaus. Na recepção do pronto-socorro adulto foram realizadas palestras pela equipe de enfermagem da unidade e houve a distribuição de mais de 3 mil preservativos masculinos.

Para as autoridades de Saúde, o Carnaval é o período de maior índice de vulnerabilidade para a transmissão de DST. Além das orientações, os pacientes e acompanhantes que participaram das palestras receberam um folder que esclarece como se contrai DTS. A realização contou com apoio da Coordenação Estadual DST/Aids da Susam e do Núcleo de Controle das DST/AIDS/HV da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Durante a palestra, o enfermeiro Dionísio Becil explicou que quem tem HIV pode namorar, beijar na boca e ter relação sexual, como todo mundo, mas nunca esquecer de usar camisinha. “É preciso usar o preservativo, inclusive, no sexo oral, para prevenir todas as DSTs, em especial a Aids, uma doença sem cura. Não compartilhem agulhas e as mulheres portadoras do HIV podem transmitir o vírus para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação. Futuras mães: procurem o serviço de saúde e protejam seus filhos”, disse.

O HIV não é transmitido pela masturbação a dois, beijo, aperto de mão, contato com suor e lágrima, aperto de mão e abraço, uso compartilhado de copos e talheres, piscina, banheiros, pelo ar e doação de sangue. “A doação de sangue segue diversos critérios rigorosos. Podem ficar tranquilos. Apenas o sangue seguro é usado. É preciso contato com o sangue, sêmen, secreção vaginal e com o leite materno de um portador de HIV, para que haja a transmissão”, orientou Becil.

O enfermeiro José Carlos ressaltou que é preservativos são disponibilizados, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde e aconselhou aos usuários que façam o teste rápido, caso se exponham a alguma forma de transmissão como o sexo sem camisinha. “Várias UBS têm o teste rápido disponível. Procure a unidade mais perto. O ideal é nunca se expor ao vírus e as demais DSTs”, alertou.
O industriário Dagoberto da Silva, 50, esteve no pronto-socorro em busca de atendimento e ouviu atentamente as orientações. “Essas doenças são totalmente fáceis de prevenir. Basta usar o preservativo. Se todos tomassem os cuidados, recursos públicos, inclusive, seriam economizados ou destinados para outras áreas”, avaliou.

Pronto-Socorro – O Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz está localizado na zona Norte de Manaus e atende a cerca de 14 mil pacientes por mês. Entre os serviços prestados pelo Pronto-Socorro está o atendimento de urgência e emergência em Pediatria; o atendimento de urgência e emergência em adultos, com especialidades em Clínica Médica e Cirurgia Geral; exames laboratoriais e de imagem (raios-X, eletrocardiograma e ultrassonografia).

O PS Delphina Aziz é administrado pela Organização Social Imed – Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento, uma Organização Social (OS) sem fins lucrativos, que se destaca na prestação dos serviços de saúde destinados à população.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505