28/02/2016 11h52 - Atualizado em 5/03/2016 03h28

Público aprova jogo beneficente ‘Amigos do Aldo x Amigos do Pizzonia’ na Arena da Amazônia

A acessibilidade e recepção foram destacadas por quem esteve no evento.
Foto: Roberto Carlos/Secom
Foto: Roberto Carlos/Secom

A qualidade nos serviços de acessibilidade para as pessoas com deficiência e a recepção dos voluntários do Programa Ajuri – Voluntários da Amazônia, no jogo beneficente “Amigos do José Aldo x Amigos do Pizzonia, foi aprovada pela população que compareceu ao evento realizado neste sábado, dia 27 de fevereiro na Arena da Amazônia. A partida solidária serviu como evento-teste para o Torneio Olímpico de Futebol em Manaus e arrecadou mais de 40 toneladas de alimentos não perecíveis para as famílias vítimas da seca no Estado.

As pessoas com deficiência e seus familiares tiveram acesso especial para prestigiar o jogo. Com o apoio dos ônibus autorizado pela Superintendência Municipal de Transporte Urbanos (SMTU), os transportes saíam da Vila Olímpica de Manaus com os beneficiados e seguiam até à Arena. O serviço, coordenado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seped), facilitou a vida de quem foi prestigiar pela primeira vez a um jogo na Arena. Esse foi o caso da dona de casa, Francineide Custódio, 35, que trouxe sua filha cadeirante Camila Custódios, 19, para assistir um jogo no Estádio. “Foi a primeira vez que minha filha veio e achei fantástica a organização. Se tiver sempre esse apoio, vou trazê-la mais vezes porque facilita a nossa vida”.

O autônomo Elienderson Lima, 27, veio com o irmão cadeirante José Figueiredo, 34, e ressaltou a praticidade do transporte até à Arena. “Gostei bastante por causa da comodidade que deram para meu irmão. Foi tranquilo e muito eficiente o apoio e o tratamento das pessoas com a gente”.

Voluntariado
Para atender a demanda dos mais de 40 mil espectadores no jogo solidário, o Governo do Amazonas, por meio do Comitê Organizador Estadual Olímpico, selecionou cerca de 500 voluntários pelo “Programa Ajuri – Voluntários da Amazônia”. Os voluntários auxiliaram tanto na parte externa quanto interna da Arena. O desejo em ajudar foi o principal foco tantos dos jovens quanto dos voluntários da terceira idade.

Disposição não faltou para o aposentado Manuel Vasconcelos, de 62 anos de idade. Essa é a segunda vez que ele participa como voluntário em eventos na Arena da Amazônia. “Esse é um trabalho que enobrece nossa vida porque devemos colaborar com a sociedade e servir ao Estado com os projetos que existem. E tudo isso melhora o ambiente onde vivemos”.

Todos os voluntários receberam orientações sobre hospitalidade, recepção, normas de segurança, acesso de pessoas e veículos e encaminhamentos do público para os assentos. Esse trabalho serviu para o Comitê Organizador Estadual Olímpico como teste operacional da área de voluntariado, visando os jogos do Torneio Olímpico de Futebol que serão realizados em Manaus, nos dias 4, 7 e 9 de agosto.

Segundo a coordenadora do “Programa Ajuri – Voluntários da Amazônia”, Antonia Muniz, todos os voluntários serão informados quando abrirem as inscrições para o Torneio Olímpico de Futebol em Manaus. “Essas pessoas vão ficar cadastradas em nosso Banco de Dados e eles vão receber um e-mail com convite para se inscreverem no período indicado para os jogos.

Catadores
Uma equipe de 40 voluntários da Associação dos Catadores de Resíduos – Aliança, participou do jogo neste sábado, dia 27 de fevereiro, na Arena, recolhendo cerca de 80 kg de plásticos, papeis e latinhas. Após o recolhimento e separação do material, os mesmos vão para as distribuidoras, onde serão vendidos. Para a presidente da Associação, Adriana Cunha, além da oportunidade de estar na Arena participando da ação solidária, o recolhimento do material permitirá a venda e lucro para os voluntários. “Hoje recolhemos 80 kg que irão na próxima semana pros distribuidores. Sempre que podemos, participamos dos eventos em parceria com o Governo”, afirma.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505