22/02/2016 10h16 - Atualizado em 22/02/2016 20h36

PV veta filiação de pré-candidatos com mandato

A decisão foi tomada em resposta à Emenda que abre espaço para entrada de políticos com mandatos.
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

O Partido Verde (PV) aprovou uma resolução interna que veta a entrada de pré-candidatos a vereador da capital com mandato e novos filiados que tiveram mais de 4 mil votos na última eleição para a Câmara Municipal de Manaus (CMM). A reunião ocorreu no último dia 18, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

No encontro, estavam o presidente municipal da legenda, vereador Everaldo Farias, a presidente estadual da sigla, Eliane Ferreira, e o presidente do Fundo Municipal de Amparo à Pequena e Micro Empresa (Fumpeq), David Reis, que se filiou ao PV no ano passado e está licenciado do cargo de vereador na CMM.

A decisão do partido foi tomada em resposta à Emenda Constitucional 91, promulgada no mesmo dia da reunião pelo Congresso Nacional, que abre espaço para que políticos detentores de mandatos eletivos proporcionais (deputados e vereadores) possam mudar de partido sem a perda do cargo. Pela emenda, eles têm 30 dias para mudar de legenda sem punição por infidelidade partidária.

Em Manaus, membros do PV entenderam que a nova legislação pode comprometer a eleição de filiados que estão no partido há mais tempo. “Essa decisão visa garantir a todos os candidatos verdes uma disputa o mais igualitária possível. A janela partidária acabou preocupando os pré-candidatos do PV, com razão. E os 16 membros do diretório estadual entenderam que era necessário estabelecer critérios para um político entrar no partido”, explicou Everaldo Farias.

Para a presidente estadual do PV, Eliane Ferreira, a medida proporciona uma segurança interna para os pré-candidatos já que o partido trabalha com a linha de corte de, aproximadamente, 3,5 mil votos na próxima eleição municipal na capital. “Queremos garantir aos nossos pré-candidatos todo apoio para disputar a próxima eleição e por essa razão fomos favoráveis a essa decisão”, disse Eliane, lembrando que o PV deverá lançar 62 pré-candidatos a vereador de Manaus.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505