25/02/2016 13h07 - Atualizado em 25/02/2016 13h07

Semed terá ponto de coleta de sangue na próxima terça-feira (1º)

Antes da coleta é feita uma triagem para verificar quem realmente pode doar.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) estará, na próxima terça-feira, 1º de março, no estacionamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Parque 10, zona Centro-Sul, para coletar sangue dos servidores do órgão e demais doadores, no período de 8h às 12h. A atividade tem a finalidade de renovar o estoque de bolsas de sangue do Hemoam e salvar vidas.

A ação é coordenada pelo setor da Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS) da Semed. “A expectativa da secretaria é envolver o máximo possível de pessoas e conseguir, ao menos, 60 bolsas de sangue para o Hemoam”, explicou a chefe da GDS, Lúcia Regina.

Antes da coleta é feita uma triagem para verificar quem realmente pode doar. A ação pretende envolver servidores da secretaria lotados nas escolas, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), nas Divisões Distritais Zonais e na sede do órgão, além de servidores de outras secretarias.

Para doar é necessário apresentar documento com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50kg. Além disso, o Hemoam recomenda as pessoas ter jantando na noite anterior e ter feito um dejejum, reforçado no dia da doação, além de ter dormido ao menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

Os menores de 17 anos devem apresentar uma autorização por escrito de seus pais ou responsáveis no momento da triagem. As pessoas que efetivarem a doação terão direito a dois dias de folga, sendo a primeira no dia da doação e outra a sua escolha, em um período de até 30 dias, a contar da data que a pessoa doou sangue.

O Hemoam alerta que quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, grávidas, mães que estejam amentando e pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doenças de chagas, não poderão doar.

Mais informações poderão ser obtidas com a Gerência de Desenvolvimento do Servidor da Semed, por meio do telefone 3632- 2258.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505