Computador da Caixa alterou perfil da Casa Civil no Wikipedia para ‘casa da mãe Joana Civil’

Alteração foi feita cerca de oito horas depois da cerimônia de posse do ex-presidente Lula.
18/03/2016 16h18 - Atualizado em 18/03/2016 16h18
Foto: Reprodução

Um computador da Caixa Econômica Federal foi usado para alterar o perfil da Casa Civil no Wikipedia, adicionando ao nome da pasta a expressão “Casa da Mãe Joana Civil”. A edição na enciclopédia digital foi feita cerca de oito horas depois da cerimônia de posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como novo titular do cargo, medida posteriormente suspensa por liminares da Justiça.

Com a intervenção, a descrição ficou: “Casa Civil, ou Casa da mãe Joana Civil, é o órgão diretamente ligado ao chefe do Poder Executivo de uma federação ouunidade da federação, criado pelo decreto-lei n° 920 de 1 de dezembro de 1938. Por fazer parte da estrutura do poder executivo, pode possuir status de ministério ou secretaria de governo, conforme se refira ao poder executivo federal ou estadual, respectivamente”.

A inserção foi feita às 18h26 a partir de um IP (espécie de impressão digital de cada computador” nº 200.201.164.103, que, segundo o Wikipedia, é ligado à Caixa. O responsável pela alteração informou ainda que adicionou “característica importante à Casa Civil”.

A Caixa informou, por meio de nota, que irá apurar os fatos relatados e abrirá o processo disciplinar. “Existe uma política interna que disciplina o uso de acesso à internet a partir da rede de computadores da Caixa. Quaisquer infrações à referida norma estão sujeitas às sanções disciplinares previstas no Regulamento de Pessoal da empresa, podendo, de acordo com o histórico do empregado, variar entre advertência, suspensão ou demissão por justa causa”, informou.

A página do Wikipedia é colaborativa, ou seja, qualquer internauta pode fazer alterações e colaborações. O Wikipedia monitora apenas os autores das alterações.

Assessoria da Casa Civil ressaltou que a página não é oficial. “Qualquer informação oficial deve ser acessada no site http://www.casacivil.gov.br”.

Fonte: Istoé


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505