21/03/2016 15h40 - Atualizado em 21/03/2016 15h52

Dia dedicado à Arte em Manaus reúne exposição, cultura e reflexões do período Clássico

O evento trouxe ainda audição comentada sobre as principais obras de Mozart.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No último sábado, 19 de março, a Nova Acrópole Manaus promoveu o Dia da Arte com o tema “Harmonia nas artes e na vida”, com exposição, palestras, apresentações artísticas e audição comentada sobre as principais obras de Mozart, uma homenagem aos 260 anos do nascimento do artista alemão. Realizado pela Organização Internacional Nova Acrópole em suas 83 sedes no Brasil, o evento gratuito reuniu mais de cem pessoas na sede instituição.

Esta é a quinta edição do evento que é organizado anualmente pela Escola de Filosofia no Brasil. De acordo com a diretora da unidade de Manaus, Carina Maia, a intenção é lembrar “o incrível papel pedagógico que a Arte atrelada à Beleza possui”. “Desta forma, pode-se gerar um referencial claro de arte e beleza, que tem o potencial de levar a harmonia para além das artes e trazê-la um pouco para a vida de forma geral, despertando o melhor de cada indivíduo e, em consequência, do meio que o circunda”, afirmou.

Na abertura, às 17h, o público conferiu a exposição “A Harmonia nas artes plásticas”, que trouxe réplicas de obras conhecidas de artistas do Renascimento, como Michelangelo, Botticelli, Da Vinci e Rafael Sanzio. A programação seguiu com a palestra “O Simbolismo da Flauta Mágica” e a audição comentada “A Harmonia na Música e Mozart”, ambas em homenagem aos 260 anos de Mozart no mundo. Às 20h, o público conferiu a palestra magna “Arte e Harmonia na vida”, que trouxe o olhar da Filosofia à maneira clássica sobre a importância da arte atrelada à Beleza, seguida de apresentações de violino, poesia, dança e uma breve cena teatral, que encerraram a noite.

Todas as atividades foram gratuitas – abertas ao público – e foram desenvolvidas pelos voluntários de Nova Acrópole. O evento contou com a presença de alunos, professores da instituição e visitantes. A Secretária Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos e primeira dama do município, Goreth Garcia Ribeiro; e a assessora de Marketing da Secretaria Estadual de Cultura (Sec), Karla Colares, também compareceram ao evento.

Nova Acrópole é uma organização internacional presente em 50 países há 58 anos, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que há de melhor por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado. Com seu Curso de Filosofia Prática, adaptado para mais de 30 idiomas e sem qualquer distinção de idade, condição social, posição política ou religiosa, tem beneficiado milhares de pessoas que buscam conhecer-se, desenvolver-se e contribuir com a formação de um mundo melhor.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505