09/03/2016 15h12 - Atualizado em 9/03/2016 15h30

Inscrições para Olimpíadas de Matemática e Língua Portuguesa estão abertas

Poderão participar todos os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.
Foto: Cleomir Santos (SEMED)
Foto: Cleomir Santos (SEMED)

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está com inscrições abertas para os alunos da rede que desejam participar da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e os professores para a Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, que vão ocorrer no segundo semestre deste ano.

A Obmep iniciou sua inscrição no último dia 22 de fevereiro e seguirá até 1º de abril. A adesão é feita pelo gestor da escola, via online, no portal da Semed http://semed.manaus.am.gov.br/ (clicando no quarto link à direita) ou no http://www.obmep.org.br/.

Poderão participar todos os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).

Os exames ocorrerão em duas etapas: o primeiro será no dia 7 de julho, com aplicação da prova objetiva (múltipla escolha); o segundo no dia 10 de setembro, com testes discursivos com os alunos selecionados na 1ª fase.

De acordo com o coordenador da Olímpiada Brasileira de Matemática na Semed, Francinaldo Mendes, a expectativa é de que participem pelo menos 130 escolas da rede. “Consideramos importante que nossas escolas participem para que motivem nossos alunos a gostarem da matemática. Esse primeiro momento, estamos fazendo uma mobilização para incentivar a participação da escola, do professor e do aluno”, salientou.

A inscrição para a Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” também iniciou no dia 25 de fevereiro e seguirá até o 30 de abril. A adesão poderá ser feita por professores do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, por meio do portal da Semed http://semed.manaus.am.gov.br/ (clicando o último link à direita) ou https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso.

A olímpiada constitui-se como um programa de formação de professores, fundamentado na experiência da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A Semed, por meio do Programa “Viajando na Leitura”, desenvolve ações específicas e mobilizadoras de incentivo à prática de leitura e escrita. Em 2014, a secretaria teve 275 escolas inscritas, totalizando 576 professores, no total de 711 inscrições nas categorias de produção de texto.

“A expectativa para este ano é superar do ano passado. A gente teve uma grande adesão das nossas escolas e professores inscritos, principalmente a qualidade das produções dos nossos alunos. A meta é que todos os professores que atendem do 5º ao 9º ano possam fazer sua inscrição. Eles vão participar das formações online no portal para capacitar e orientar no trabalho das oficinas com os alunos nas escolas”, disse.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A iniciativa é do MEC e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, que este ano promove sua 5ª edição.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505