16/03/2016 14h51 - Atualizado em 16/03/2016 14h51

Laboratório desenvolve metodologia para diagnóstico de dengue, zika e chikungunya em apenas um exame

O trabalho foi desenvolvido internamente pela equipe técnica do Laboratório Sabin.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Laboratório Sabin, com sede em Brasília, é o único do Brasil a desenvolver um exame, com a técnica de RT-PCR, para a detecção de três vírus – dengue, zika e chikungunya – em uma mesma reação. O resultado sai em apenas dois dias úteis e o preço do exame é de R$337,00.

“Ao usar a técnica molecular de RT-PCR quantitativo, o teste tem a vantagem de identificar, na fase aguda, qual o vírus causador da doença, sem a necessidade de pedir ou fazer reações em separado para cada um. Ou seja, com uma única picada é possível pesquisar os 3 vírus”, explica o diretor técnico do Laboratório Sabin, Rafael Jácomo.

O trabalho foi desenvolvido internamente pela equipe técnica do Laboratório, liderada pelo coordenador de pesquisas do Laboratório Sabin e doutor em Ciências da Saúde, Gustavo Barra. O exame já está disponível nas 190 unidades de atendimento, dentre as quais do Amazonas.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505