16/03/2016 20h02 - Atualizado em 16/03/2016 20h02

No Palácio do Planalto, manifestantes pedem saída de Lula

Manifestação começou no fim da tarde de hoje (16).
Foto: Jogo do Poder
Foto: Jogo do Poder

Centenas de manifestantes, maioria integrantes do movimento Fora Lula, iniciaram no fim da tarde desta quarta-feira (16) uma mobilização pela saída do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, o Lula, do cargo de ministro da Casa Civil. A posse de Lula, que aconteceu hoje pela manhã, foi entendida como uma manobra política para se livrar das investigações da Operação Lava Jato. O ato também desencadeou manifestações em São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro.

Como ministro, Lula passa a dispor de foro privilegiado, e só poderá ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, ele se livra do juiz federal Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, e as investigações sobre ele passarão a ser de responsabilidade do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o caso passará a ser do ministro do Supremo, Teori Zavascki.

Parlamentares de oposição ao governo também compõe a manifestação no Palácio Planalto, entre eles o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC). Em vídeo publicado na sua página do facebook no início da noite, o deputado diz que os manifestantes só deixarão o Planalto quando Lula deixar o cargo.

“Acabou de vazar um vídeo em que a presidente assina em baixo dessa manobra que praticamente salva da cadeia um bandido” diz Bolsonaro sobre o áudio que vazou das investigações da Polícia Federal, em que a presidente Dilma Rousseff (PT) aparece avisando a Lula que enviaria o documento, um ato de posse, para Lula usar em caso de necessidade.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505