07/03/2016 16h13 - Atualizado em 7/03/2016 16h13

Órgãos estaduais realizam ações de cidadania voltadas ao público feminino

Entre as ações estão palestras e atendimentos na Defensoria Pública.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em alusão ao Dia da Mulher, diversos órgãos estaduais prepararam uma programação vasta de ações sociais visando não apenas a oferta de serviços, mas também o debate sobre temas como cidadania, prevenção à violência contra a mulher, saúde da mulher, entre outros.

A Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) promove uma programação palestras e debates a partir desta terça-feira, dia 8 até sexta-feira, dia 11, na sede do Sine-AM, localizado na avenida Joaquim Nabuco, nº 878, Centro. Além disso, durante os quatro dias, a secretaria irá disponibilizar guichês preferenciais, das 8h às 17h, para atendimento das mulheres, com serviços como retirada da carteira de trabalho, intermediação de mão de obra e entrada no seguro desemprego.

Desde segunda-feira, dia 7, até sexta-feira, dia 11, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza serviços de assistência jurídica gratuita para este segmento e para a população em geral. A ação tem o objetivo de possibilitar o alcance jurídico às pessoas de baixa renda que moram em áreas distantes dos núcleos da Defensoria Pública.

Nesta segunda-feira, dia 7, até terça-feira, dia 8, os serviços estão sendo oferecidos na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, no bairro Cidade de Deus, zona norte, onde uma equipe composta por defensores públicos, assessores jurídicos, psicólogos e assistentes sociais está atuando.

Nos dias 10 e 11 de março, o ônibus do Programa Defensoria Pública Itinerante oferece os serviços jurídicos na área externa da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, no bairro Parque 10, zona centro-sul.

Os serviços oferecidos são orientações e atendimentos na área de família, referentes a divórcios, ação de guarda, reconhecimento de união estável, pensão alimentícia, retificação de registro, entre outros. Interessados nos serviços da Defensoria deverão estar munidos dos documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência.

Justiça e Cidadania – A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), também realiza ações desde segunda-feira, dia 7, até o dia 31 de março dentro da programação “Março Mulher 2016” com agenda de cidadania, divulgação da Lei Maria da Penha, palestras, rodas de conversa e oficinas educativas e profissionalizantes. As atividades são voltadas para mulheres em situação de violência doméstica atendidas pela rede e para o público em geral de Manaus e do interior.

No interior, a agenda começa com uma ação itinerante voltada à mulher do campo e da floresta no município Nova Olinda do Norte (distante 135 quilômetros de Manaus) de 7 a 10 de março, na praça da Igreja Matriz da cidade, e no dia 11 no centro comunitário da comunidade Paquequer.

Em ambos locais, os serviços serão das 8h30 às 17h, com atendimento às mulheres em situação de violência (social, psicológico e jurídico), emissão de documentos básicos (certidão de nascimento, RG, CPF e carteira de trabalho), cadastro no programa Bolsa Família e no Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas idosas e com deficiência, serviços de saúde (clínica geral, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e enfermagem) e oficinas de embelezamento (cabelo e maquiagem).

A mesma programação acontece de 13 a 19 em Envira (a 1.216 quilômetros de Manaus) e de 21 a 24 no município Itamarati (distante 985 quilômetros da capital), sendo que nesses locais haverá incentivo à formalização de conselhos de direitos da mulher.

Em Manaus, a programação de palestras, roda de conversa e oficinas sobre a Lei Maria da Penha e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, organizada pela Sejusc, acontece durante todo o mês de março em fábricas, maternidades, unidades de saúde, em órgãos públicos estaduais e federais, praças do Prosamim, escolas, entre outros espaços. A secretária também marca presença na Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), marcada para esta terça-feira, dia 8.

Mulher e Saúde – Na Saúde, várias unidades organizam programação específica em comemoração ao Dia da Mulher, neste dia 8 de março. No Instituto da Mulher Dona Lindu, em Adrianópolis, haverá orientações sobre os cuidados e prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypiti: Dengue, Chinkungunya e febre Zika. Além disso, a unidade oferecerá um café da manhã para as servidoras e a entrega de brindes para as pacientes internadas.

A maternidade Dona Nazira Daou vai realizar as palestras: “Saúde da Mulher”, “O sono e a saúde da mulher”. Uma “tarde de beleza” também pretende oferecer às funcionárias da unidade serviços como corte de cabelo, manicure e maquiagem. As maternidades Ana Braga e Chapot Prevost também terão uma programação especial para as pacientes e funcionárias.

As pacientes internadas na maternidade Azilda da Silva Marreiro também serão presenteadas com brindes. Na maternidade Alvorada, as mulheres receberão rosas e participarão de uma palestra sobre os direitos e a história do Dia Internacional da Mulher.

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) também terá uma extensa programação em homenagem às mulheres com sorteios de produtos femininos, atividades de dança, música e teatro e oficinas de maquiagem, penteados com lenços e massoterapia. Pacientes e acompanhantes vão participar, ainda, das palestras “Câncer e seus fatores de risco” e “A resiliência e saúde da mulher”. As atividades acontecem no hall do ambulatório da FCecon, de 8h às 11h30 e das 14h às 16h30. A ação conta com o apoio da Liga Amazonense Contra o Câncer (LAAC) e Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas.

A coordenação estadual de Saúde da Mulher da Susam estará presente na Feira da Saúde, realizada pelo ONG Consórcio Cidadão, que acontece de 9 a 11 de março, nos conjuntos habitacionais Prosamim dos bairros da União, Petrópolis e da avenida dos Franceses. A equipe da coordenação ministrará palestra sobre os cuidados com a saúde e os direitos da mulher.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505