27/04/2016 12h49 - Atualizado em 27/04/2016 13h39

78 mil alunos da rede municipal passam por Avaliação de Desempenho

ADE avalia a qualidade do ensino das escolas públicas.
Foto: Lton Santos
Foto: Lton Santos

Aproximadamente 78 mil alunos da rede municipal de ensino passaram, nesta quarta-feira, 27, pela Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), que avalia a qualidade do ensino das escolas públicas. Alunos do 3º, 4º, 6º e 8º ano do Ensino Fundamental responderam questões de Matemática e Língua Portuguesa, e os de 8º ano, também foram avaliados na disciplina Ciências.

O resultado da ADE servirá para que as unidades de ensino avaliem os pontos positivos e negativos de suas atividades pedagógicas, e tracem um plano de ação para qualificar a educação oferecida aos alunos. Servirá, também, como ferramenta de auxílio aos diretores e pedagogos.

“Desde 2014 estamos trabalhando com a ADE e a cada ano percebemos o avanço no entendimento do professor. Eles já conseguem perceber a importância dessa avaliação e dos resultados para organizar melhor a escola, para focar no ensino e aprendizagem, porque a partir dos resultados é possível perceber aqueles alunos que ainda estão precisando de reforço”, explicou a chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Núbia Breves.

Na Escola Municipal Chapeuzinho de Palha, Coroado, zona Leste, aproximadamente 200 estudantes participaram da ADE. A diretora da unidade de ensino, Simone Monteiro Pereira, acredita que a prova não só mostra a real situação do aprendizado dos alunos, mas também é uma espécie de prestação de contas da atuação dos professores em sala de aula.

“É um instrumento importante porque vai avaliar qual o nível de desempenho do aluno. Diante do resultado da avaliação, o professor vai poder trabalhar com os alunos seus potenciais. É um diagnóstico de como os alunos estão no início deste ano e isso é importante porque aí teremos tempo de corrigir as falhas”, observou.

Já Escola Municipal Leonor Uchôa, São José, zona Leste, 360 estudantes responderam as questões da ADE. Hevellgn Sabrina do Nascimento, 8, do 3º ano, disse que a avaliação foi fácil para os alunos que se dedicaram ao estudo. “Eu não achei difícil a prova, foi só português e matemática. Foi bem tranquila. Não demorei muito para fazer”, afirmou.


AS PROVAS

As provas da ADE apresentaram questões de matemática e língua portuguesa para os estudantes de 3º, 4º e 6º ano, e para os alunos de 8º foram acrescidas questões de ciências. Todas as questões foram elaboradas por técnicos da DAM, que durante o ano inteiro pesquisam e estudam para elaborar os itens. Segundo Núbia Breve, mais duas avaliações serão realizadas este ano. “Teremos a segunda avaliação nos dias 19 e 20 de julho e a terceira em 5 e 6 de outubro”, informou.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505