05/04/2016 14h47 - Atualizado em 5/04/2016 14h47

Álvaro Campelo fala da necessidade de criar condições de autonomia para os portadores do espectro autista

O vereador foi o autor da nova proposta de realização da Tribuna Popular de apoio à causa do autismo em Manaus.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Autor de nova proposta de realização de uma Tribuna Popular de apoio à causa do autismo em Manaus, realizada hoje na Câmara Municipal, o vereador Álvaro Campelo (PP) destacou que a necessidade de se consolidar meios que permitam aos autistas viverem plenamente integrados à sociedade, com oportunidades e autonomia. Isto é o que existe de mais importante hoje na luta dos pais de portadores do espectro autista, afirmou.

Com o evento de hoje, foi dado mais uma vez um passo importante para que a população se conscientize cada vez mais que deve eliminar o preconceito, a falta de informação, a falta de oportunidade para que estas crianças e jovens tenham condições de conviver na sociedade, comentou Álvaro Campelo, que chamou atenção para o crescente número de casos que estão sendo registrados a cada ano, exigindo, em seu entendimento, atenção imediata. Segundo dados citados pelo vereador, “até o ano de 2015, 50 por cento das crianças nascerão com autismo”.

Para o parlamentar, outra questão importantíssima é oportunizar cada vez mais os diagnósticos precoces daqueles que são portadores de autismo, para que a adaptação do autista à sociedade seja mais célere. E ainda hoje o fechamento deste diagnóstico é muito complicado. Portanto, quanto mais cedo os pais procurarem ajuda, orientação especializada, certamente o filho terá uma melhor qualidade de vida.

Álvaro Campelo lembrou que em 2015 foi autor de vários eventos para discussão e defesa da causa do autismo, inclusive com a participação da professora Berenice Viana, referência nacional na questão do autismo, na Câmara Municipal, e que faz parte da comissão da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, seccional do Amazonas, que trata da inserção das pessoas com deficiência, e que destinou recursos, através de emenda parlamentar, a projetos que qualifiquem pessoas que cuidam de crianças com autismo em Manaus.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505