06/04/2016 07h10 - Atualizado em 6/04/2016 07h10

‘Carreta dos Idosos’ ganha o apoio da UnATI/UEA

A proposta é ideia do vereador Everaldo Farias.
Foto: Divulgação/Assessoria
Foto: Divulgação/Assessoria

O diretor geral da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UEA), doutor Euler Ribeiro, declarou ser de grande importância para a saúde pública a proposta que cria as Unidades Móveis de Saúde para pessoas com mais de 60 anos, as chamadas “Carretas dos Idosos”. O projeto é base da Indicação n° 144/2014, do vereador Everaldo Farias (PV), que foi aprovada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na semana passada.

“A proposta do vereador (Everaldo) atende a uma demanda reprimida de idosos que precisa de atendimento e por algum motivo não pode sair de casa até uma clínica seja por questões financeiras seja por questões de saúde. A UnATI/UEA apoia esse projeto que considero de grande importância para a saúde pública do município”, disse um dos maiores especialistas em Geriatria do Estado.

Everaldo Farias destacou o trabalho e a luta de Euler Ribeiro no atendimento médico de idosos. “O doutor Euler é referência nesse assunto. Ele vem lutando há décadas por esta causa e podemos fazer uma boa parceria em favor da terceira idade. A cidade precisa se equipar com maior facilidade de atendimento a esses idosos. A carreta pode chegar onde eles estão concentrados, nesse sentido temos que sensibilizar os órgãos para que essa população, que cresce cada vez mais, possa ser atendida nos moldes da Carreta da Mulher e da Carreta dos Animais”, defendeu o vereador.

O Projeto
A proposta de implantação da Carreta dos Idosos foi apresentada pelo vereador Everaldo em 2014, mas a indicação estava em tramitação na Câmara Municipal de Manaus até este ano. “Fico feliz que os colegas da CMM tenham entendido a importância da implantação das unidades móveis de atendimento para pessoas com mais de 60 anos. Agora, com o apoio de uma grande instituição como a UnATI e seu fundador o doutor Euler, conseguiremos tirar essa ideia do papel e milhares de idosos poderão ser beneficiados”, pontuou Everaldo.

Atualmente, Manaus conta com, aproximadamente, 200 mil idosos, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelo projeto do vereador, as carretas deverão oferecer atendimento preventivo como aferição de pressão arterial e de glicemia, pesagem e orientações sobre educação em saúde e, principalmente, atendimento ambulatorial.

A UnATI
A Universidade Aberta da Terceira Idade é um órgão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e foi criada como núcleo de ensino, pesquisa, extensão e assistência sobre questões relativas ao envelhecimento humano, vinculada ao gabinete da reitoria da UEA, para atuar em parceria na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA).

A UnATI/UEA iniciou suas atividades em 17 de novembro de 2007 e sua criação vem de encontro à preocupação com a formação de recursos humanos; fomento a pesquisas especializadas no campo de ciência do envelhecimento, identidade e especificidade da variável étnica; e na extensão, no atendimento às políticas públicas essenciais. A entidade possui ainda o selo de Certificação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em todo o Brasil, existem apenas 17 Universidades Aberta da Terceira Idade com essa certificação.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505