25/04/2016 06h39 - Atualizado em 5/05/2016 00h20

CMM lança campanha em Defesa dos Animais

Neste ano, dobrou o número de crimes praticados contra animais domésticos e silvestres em Manaus.
Foto: Djalma Júnior
Foto: Djalma Júnior

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), presidida pelo vereador Everaldo Farias (PV), lançou semana passada a 2ª. Edição da Campanha “Por amor aos Animais, Por amor à Vida”, que tem o objetivo de levar a conscientização da população para combater o aumento dos crimes praticados contra a fauna.

Segundo a Comissão de Meio Ambiente da CMM, em 2016, foi computada uma média de 12 crimes por semana praticados contra animais domésticos e silvestres na área urbana e rural da cidade, o dobro do informado em 2015, que era de seis no mesmo período. Entre os principais crimes estão a agressão física (50%), manter o animal em lugar inapropriado (30%), descuido com a saúde e alimentação (15%) e outros motivos (5%).

Nesta semana, Everaldo Farias e defensores da causa foram às ruas de Manaus levar conscientização sobre esses abusos. “Infelizmente, ainda existem pessoas que tratam os animais como objetos de decoração da família sem o mínimo de humanidade. Queremos mostrar para essas pessoas que se você se responsabiliza em cuidar de um animal ou mesmo tem a oportunidade de conviver com um, precisa respeitá-lo, porque ele é um ser vivente. Acredito que quem abusa de um animal pode fazer mal a qualquer ser humano”, defendeu o vereador.

Avanços
A campanha em defesa dos animais na CMM ocorre pela segunda vez, sendo que a primeira foi realizada em 2014. Na época, ela teve o objetivo de discutir políticas públicas do bem estar animal em Manaus. Nos últimos dois anos, Everaldo Farias conseguiu emplacar propostas que, hoje, são consideradas importantes ações de políticas públicas.

“De 2014 para 2016, avançamos muito nos serviços prestados a esses seres, como a chipagem obrigatória de cães e gatos para reduzir o índice de abandono e também ocorreu a criação das Carretas dos Animais que leva atendimento veterinário a diversos bairros de Manaus, todas as duas propostas levei ao prefeito Arthur Neto (PSDB), que abraçou a causa com responsabilidade”, explicou Everaldo.

Trabalho
Desde quando assumiu seu mandato, em 2013, o parlamentar manteve o compromisso de defender a causa animal e, com base nisso, realizou diversas ações em favor deles. Além do Atendimento Móvel de Serviço Médico-Veterinário e a chipagem obrigatória, Everaldo também trabalhou pela criação do Instituto de Proteção Animal, que visa estudar e implantar políticas públicas em favor da causa.

Ele conseguiu implantar a Frente Parlamentar de Defesa dos Animais na CMM, voltada para a concepção de projetos que beneficie a melhor convivência com os animais; aturou no combate aos crimes contra a fauna, com a realização de audiências públicas com órgãos competentes para melhorar a fiscalização desses crimes; apresentou projeto de lei que proíbe a utilização de animais como “seguranças” em eventos e operações policiais, entre outras ações.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505