03/04/2016 14h28 - Atualizado em 3/04/2016 14h28

Garfo elétrico simula o sabor do sal para ajudar quem tem pressão alta

Mesmo ao ingerir comida sem sal é possível sentir o gosto salgado na boca.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pesquisadores japoneses desenvolveram um protótipo de garfo elétrico que usa estimulação elétrica para simular o gosto do sal. O objetivo, segundo eles, é fazer com que as pessoas reduzam a quantidade de sal na comida, e evitem problemas com a pressão sanguínea alta.

O garfo foi projetado usando pesquisas sobre aromatizantes elétricos realizadas no Laboratório Rekimoto da Universidade de Tóquio. Ele é movido a bateria e possui um cabo condutivo, que completa um circuito quando o talher entra em contato com a língua, estimulando eletricamente as papilas gustativas.

O protótipo do garfo, que foi construído com US$ 18 em componentes eletrônicos, cria a sensação de salgado e azedo e tem níveis ajustáveis de estímulo, considerando que cada pessoa tem papilas gustativas únicas.

O jornal japonês Nikkei testou o garfo e diz: “quando eu o inseri no tonkatsu (costeleta de porco) sem sal, coloquei na boca e pressionei o botão, eu comecei a sentir um gosto salgado. Além disso, o gosto do molho azedo se tornou mais forte”.

Aparentemente, é difícil ressaltar sabores doces, o que poderia ser ótimo para diabéticos. E, quando levado ao limite, o garfo pode produzir um gosto metálico desagradável na boca. Então se for comercializado um dia, ele vai precisar de um procedimento de calibragem inicial para garantir uma experiência de alimentação prazerosa, sem causar nenhum desconforto físico.

Fonte: GizModo Brasil

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505