28/04/2016 06h58 - Atualizado em 28/04/2016 12h13

IBGE libera ferramenta online que mostra quantas pessoas têm o seu nome

Para criar o serviço de pesquisa, o instituto se baseou no censo de 2010, feito com 200 milhões de brasileiros.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou uma ferramenta chamada Nomes do Brasil que permite aos usuários pesquisarem a popularidade de seus nomes. Para criar o serviço de pesquisa, o instituto se baseou no censo de 2010, feito com 200 milhões de brasileiros.

O site, que conta com um banco de dados de 130 mil nomes, mostra quantas pessoas estão registradas com determinado nome e mostra também a lista dos nomes mais populares. Para homens, o nome mais comum é José, enquanto para mulheres, a liderança com folga vai para Maria.

Outro dado interessante apresentado pelo site é a popularidade por década de nascimento. Por exemplo: é possível notar um pico claríssimo de registros do nome Romário nos anos 1990, quando o jogador se destacou na campanha do tetracampeonato mundial de futebol em 1994. Então é possível descobrir quando o seu nome se tornou popular, e quando ele deixou de ser tão comum.

Você pode fazer a sua pesquisa neste site, mas antes cabe uma observação: a busca costuma ser um pouco lenta, então pode ser que você precise ter paciência para obter seu resultado. Também há outro adendo: o IBGE não conta acentos nos nomes, então Antônio e Antonio são calculados da mesma forma, por exemplo.

Fonte: Olhar Digital

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505