26/04/2016 08h57 - Atualizado em 26/04/2016 08h57

Josué Neto propõe intensificar combate ao câncer de colo uterino

A doença vitima 35 mulheres a cada 100 mil habitantes no Amazonas.
Foto: Dircom/ALE-AM
Foto: Dircom/ALE-AM

Após a apresentação da médica Mônica Bandeira de Melo, numa Cessão de Tempo ocorrida no dia 4 de fevereiro, em que foram apresentados dados sobre a eficácia de um novo teste preventivo capaz de detectar o câncer de colo uterino com mais eficácia, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto (PSD), apresentou um Projeto de Lei para que o Amazonas passe a promover, pelo menos durante uma semana do ano, um intenso debate e divulgação a respeito do combate a essa doença que chega a vitimar 35 mulheres a cada 100 mil habitantes do Amazonas e já tornou Manaus a “capital mundial do câncer de colo uterino”.

A proposta do presidente Josué Neto é promover uma ação integrada entre os órgãos da Saúde e da Educação, dedicando uma semana para realização de exposições, encontros e debates em que serão apontadas estratégias preventivas contra o câncer de colo uterino.

“A semana tem como objetivo incentivar ações de conscientização, estimular a divulgação de estratégias que estão sendo desenvolvidas nacional ou internacionalmente para a prevenção do câncer, além de alertar as mulheres”, explicou o deputado.

Novo método

Além do Projeto de Lei que está em tramitação na Aleam, Josué Neto também encaminhou requerimento à Secretaria de Estado da Saúde (Susam) para que a rede pública de saúde ofereça às mulheres o novo exame preventivo que utiliza o método de Citologia em Meio Líquido. De acordo com a médica Mônica Bandeira esse método é o mais eficaz, pois tem 100% de aproveitamento das células coletadas, produzindo resultado que contribuem para que os tratamentos sejam iniciados mais rapidamente, evitando a evolução da doença e a morte da paciente em função de um diagnóstico tardio.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505