27/04/2016 12h37 - Atualizado em 27/04/2016 13h39

Ministério da Justiça capacita operadores a combater corrupção no Amazonas

Curso visa dar, a profissionais que atuam na área, novas estratégias para identificar irregularidades.
Foto: Divulgação/ MP-AM
Foto: Divulgação/ MP-AM

O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça realizou nesta terça-feira (26) na sede do Ministério Publico do Amazonas (MP-AM) o Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de dinheiro. O curso tem como público-alvo operadores do Direito que atuam na prevenção e combate à lavagem de dinheiro e corrupção no Estado.

O Procurador- Geral de Justiça Fábio Monteiro, fez a abertura do evento e destacou que, em virtude da recorrência do tema principalmente com os recentes casos graves de corrupção no país, é necessário que as instituições se organizem e se aperfeiçoem para identificar e combater a lavagem de dinheiro de forma eficaz. “O objetivo do curso é capacitar ainda mais os Membros e servidores que atuam nessa área, as Promotorias do Patrimônio Público, os colegas do interior que atuam em todas as áreas, os Promotores do Gaeco. Essa é uma parceria nossa com o Ministério da Justiça em que vamos ouvir vários colegas de todo o Brasil nesses 4 dias trazendo suas experiências práticas. A ideia é compartilhar informações e transmitir conhecimento para que nos aperfeiçoemos cada vez mais”, disse o PGJ.

O curso aconteceu no auditório Gebes Medeiros e contou com a participação membros do Ministério Público, magistrados, delegados de Polícia, analistas da CGU, TCU, TCE, RFB, advogados gerais da União, defensores Públicos, entre outros operadores do Direito.

Com o auditório lotado, o diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), Ricardo Saadi, deu início à programação com a palestra “Cooperação Jurídica Internacional, Recuperação de Ativos e Sistema Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro”. De acordo com Ricardo Saadi, combater o crime de lavagem de dinheiro é um trabalho meticuloso e exige dedicação árdua, já que os criminosos estão sempre se aperfeiçoando e mudando a forma de agir. “Há diversas formas para lavar dinheiro, como o uso de empresas de fachada e envio de recursos para o exterior. Aqui, o nosso público vai entender o que é o processo de lavagem em si, depois vai compreender as principais técnicas de investigação e , por fim, estarão aptos a processar as pessoas por lavagem, a entender o tipo penal e também a prevenir a ocorrência desse crime”, salientou.

*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.

Ultimas notícias

Contato Termos de uso Wp: (92) 99344-0505